Cooperação entre CEPED, Coordenadoria Estadual de proteção e Defesa Civil e Cemaden viabilizam desenvolvimento de ações estratégicas para a redução do risco e desastres no Paraná 11/09/2017 - 11:32

Durante a manhã desta quarta (6) reuniram-se, no Centro de Estudos e Pesquisas sobre Desastres (CEPED/PR), os diretores da instituição, Capitão Eduardo Gomes Pinheiro, Dra. Danyelle Stringari junto ao diretor geral do Centro Nacional de Monitoramento e Alertas de Desastres Naturais (Cemaden), Osvaldo Luiz Leal de Moraes, para a formulação de atividades articuladas que visam à melhoria no alerta de desastres no estado.

Na ocasião, os gestores dos centros de pesquisa apresentaram novas possibilidades de contribuição ao Sistema Paranaense de Informações para a Gestão do Risco a Desastres Naturais (SIGRisco), desenvolvido pelo Governo do Paraná para o mapeamento, monitoramento e previsão de variáveis meteorológicas, geológicas e hidrográficas que apresentam ameaça de desastre. Também, se estipulou as diretrizes do projeto que prevê a reformulação do sistema de alerta para inundação da bacia do rio Marrecas, no sudoeste do estado.

O diretor do Cemanden explica que “o centro de monitoramento e alerta tem a finalidade de produzir e divulgar informações meteorológicas que possam causar um desastre aos estados brasileiros, mas isto é insuficiente e só atende à ponta do sistema. Porque quando se trabalha de maneira desarticulada, o trabalho [na redução de desastres] não é efetivo”. Para Moraes, a cooperação entre os centros CEPED e Cemaden alia pesquisa científica, informação e conhecimento regional de modo a diminuir a fragilidade do sistema de alertas no Paraná.

VISITA

O Chefe da Casa Militar e Coordenador Estadual de Proteção e Defesa Civil, Coronel Elio de Oliveira Manoel, recebeu em seu gabinete o Sr. Moraes, junto aos gestores do CEPED e o coordenador da campanha da ONU “Construindo Cidades Resilientes — Minha Cidade se preparando”, Sidnei Furtado, para uma reunião acerca da necessidade de integração das secretarias de governo para garantir um resultado efetivo nos municípios que aderiram à campanha.

À tarde, o diretor do Cemaden ainda visitou o Centro Estadual de Gerenciamento de Riscos e Desastres (CEGERD), localizado na sede do Sistema Estadual de Proteção e Defesa Civil, no Palácio das Araucárias. Durante a visita, o Coordenador Executivo de Proteção e Defesa Civil, Tenente-Coronel Edemilson de Barros, apresentou as mais modernas instalações para o monitoramento de intempéries em todo o Paraná. Inaugurado em maio deste ano, o CEGERD faz parte do plano multissetorial para a Redução do Risco de Desastres do Banco Mundial.

Fonte: http://www.ceped.pr.gov.br/2017/09/118/Cooperacao-entre-CEPED-e-Cemaden-viabiliza-desenvolvimento-de-acoes-estrategicas-para-a-reducao-do-risco-e-desastres-no-Parana.html