Conhecendo a Defesa Civil 20/01/2009 - 17:20

Com o conhecimento de como se articula a Defesa Civil no seu município, ilustraremos o trabalho realizado no Estado do Paraná, mostrando as várias etapas para uma ótima operação e administração, ressaltando a importância da prevenção, preparação, resposta e reconstrução.

O trabalho da Defesa Civil

A Defesa Civil é muito mais do que um conjunto de pessoas que em uma catástrofe natural ou causada pelo homem, trabalha a fim de restabelecer um equilíbrio de uma comunidade, e a auto-estima da população. Para isso acontecer, existe uma organização, planejamento e administração que proporciona as condições necessárias para as ações operacionais tornarem efetivas.

Dentro desse planejamento existe um conjunto de ações que seguidas corretamente proporcionarão várias vantagens ao País, Estado ou Município. A figura abaixo ilustra ganho que se tem em investir na prevenção, esse conceito é conhecido como P2R2 ou 2P2R. Esses conceitos foram retirados do Glossário de Desastres da Secretaria Nacional de Defesa Civil.

Prevenção: São conjunto de ações destinadas a reduzir a ocorrência e a intensidade de desastres naturais ou humanos, através da avaliação e redução das ameaças ou vulnerabilidades, minimizando os prejuízos socioeconômicos e os danos humanos, materiais e ambientais, com implantação de políticas e programas, buscando a prevenção e minimização dos efeitos dos desastres. Dentro do conceito da prevenção existem a Avaliação e a Redução de Riscos e Desastres, através de medidas estruturais e não-estruturais, que se fundamentam a partir de análises de riscos e de vulnerabilidade e inclui também legislação e regulamentação, zoneamento urbano, código de obras, obras públicas e planos diretores municipais.

Preparação: Conjunto de ações desenvolvidas pela comunidade e pelas instituições governamentais e não-governamentais, para minimizar os efeitos dos desastres, através da difusão de conhecimentos científicos e tecnológicos e da formação e capacitação de recursos humanos para garantir a minimização de riscos de desastres e a otimização das ações de
resposta aos desastres e de reconstrução.
Em cada nível de governo, os órgãos que compõem o Sistema devem participar do desenvolvimento de planos de contingência para o enfrentamento dos desastres previsíveis, considerando as ações de prevenção, resposta aos desastres e de reconstrução. O Programa de Preparação compreende: atualização da legislação pertinente; preparação de recursos humanos e interação com a comunidade; educação e treinamento das populações vulneráveis; organização da cadeia de comando, das medidas de coordenação das operações e da logística, em apoio às operações.

Resposta: Ações desenvolvidas logo após a ocorrência de um desastre e caracterizadas por atividades de socorro e de assistência às populações e de reestruturação do cenário do desastre, com o intuito de restabelecer das condições normais.

Reconstrução: Conjunto de ações desenvolvidas após as operações de resposta ao desastre e destinadas a recuperar a infra-estrutura e a restabelecer, em sua plenitude, os serviços públicos, a economia da área, o moral social e o bem-estar da população. A reconstrução confunde-se com prevenção, na medida em que procura: reconstruir os ecossistemas; reduzir as vulnerabilidades; racionalizar o uso do solo e do espaço geográfico; relocar populações em áreas de menor risco; modernizar as instalações e reforçar as estruturas.

Seguindo todos esses passos, a tendência é a redução do volume de desastres, das atividades de reconstrução. O que para muitos administradores poderia ser gasto com a prevenção e preparação, na realidade significa redução dos prejuízos causados por esses desastres. a Defesa Civil trabalha com máxima de que para cada 1 dólar investido na prevenção, 3 dólares são economizados na resposta.

É muito importante lembrar que essas ações se traduzem em obras que podem ser desde a realocação de famílias a partir de políticas habitacionais, passando pelo desenvolvimento de campanhas preventivas na área da saúde, o tratamento de água e esgoto, investimentos na educação, obras de canalização, limpeza pública, entre uma série de outras ações que além do caráter preventivo, promovem a visibilidade da administração.

As informações foram retiradas do Manual Defesa Civil para Prefeitos, publicado por esta Coordenadoria Estadual de Defesa Civil.

Coordenadoria Estadual de Defesa Civil
Defesa Civil somos todos nós