Conhecendo a Defesa Civil 22/01/2009 - 15:00

Hoje falaremos das ferramentas que Defesa Civil utiliza para se comunicar entre as Coordenadorias Estadual, Regionais e Municipais fazendo com que todas as ocorrências sejam atendidas com mais rapidez e eficácia. Apresentaremos o Plano Diretor de Defesa Civil e o mais novo sistema de comunicação utilizado pelo Estado do Paraná, o SISDC, sistema único no país desenvolvido pela CEDEC no ano de 2008.

Começaremos pelo Plano Diretor de Defesa Civil. Este é um Plano Global que envolve e embasa todas as ações a serem desenvolvidas por qualquer Coordenadoria, todas ações devem seguir uma metodologia pré-estabelecida no planejamento e gerenciamento de desastres:

Minimização de Desastres: Consiste na Prevenção dos Desastres e Programas de Preparação para emergências e desastres (P.P.E.D.).
Resposta aos Desastres: são as ações de socorro, assistência à população atingida e reabilitação da área afetada.
Reconstrução: Nessa etapa o objetivo é de restabelecer por completo, os serviços públicos, a economia do lugar atingido, o moral social e o bem-estar da população.

Agora é hora de apresentar o SISDC – Sistema de Defesa Civil, programa genuinamente paranaense e inédito no país, desenvolvido pela parceria entre a Coordenadoria Estadual de Defesa Civil – CEDEC e a Companhia de Informática do Paraná – CELEPAR.

Este é um software livre, que tornou mais rápido o contato entre as coordenadorias. O Chat possibilita a comunicação com a CEDEC em qualquer ponto do Paraná para esclarecimento das eventuais dúvidas no preenchimento dos formulários on-line (formulário de avaliação de danos – AVADAN e notificação de desastres – NOPRED), necessários para o decreto da Situação de Emergência ou Estado de Calamidade Pública.

Depois que o programa foi instituído, é possível o que Diretor de Operações da COMDEC acesse as informações do portal da Defesa Civil de qualquer computador com conexão a Internet, para preencher a documentação do desastre ocorrido no município. O formulário é impresso apenas quando está completo e correto, ocasionando um ganho expressivo na qualidade e no tempo para a homologação e o reconhecimento do Estado de Calamidade Pública e a Situação de Emergência.

O sistema conta com bancos de dados eletrônicos de várias instituições, por meio de um sistema georeferenciado, com muitas possibilidades de visualização, norteando todo o planejamento de todas as ações preventivas e as decisões para a etapa de resposta.

Toda essa tecnologia é acessada no portal da Defesa Civil do Paraná, xoops.celepar.parana/v3/gov_defesacivil, através do link acesso restrito, por meio de login e senha fornecidos pelas Coordenadorias Regionais de Defesa Civil, aos Diretores de Operações da COMDEC e Bombeiros Militares, responsáveis pelas ações operacionais nos municipios.

A Coordenadoria Estadual de Defesa Civil possui um portal de Internet, com a página totalmente interativa, notícias sobre acontecimentos em todo o estado, links com serviços de utilidade pública, como os alertas metereológicos, legislação da Defesa Civil, é possível visualizar os Programas promovidos pela CEDEC, entre outros. Toda essa tecnologia à disposição dos integrantes do sistema, coloca a Defesa Civil paranaense como exemplo de gestão e integração entre a administração e o operacional.

Fonte: Manual de Defesa Civil para Prefeitos e Glossário de Defesa Civil – Estudos de Riscos e Medicina de Desastres

Coordenadoria Estadual de Defesa Civil
Defesa Civil somos todos nós