Conhecendo a Defesa Civil 29/01/2009 - 10:00

A população tem uma parcela muito importante no processo de funcionamento do sistema de Defesa Civil, muitas vezes nos perguntam principalmente quando acontece algum desastre natural. Como posso fazer parte da Defesa Civil? De que maneira posso ajudar? Pois bem, existem muitas formas de auxiliar a Defesa Civil nos diversos trabalhos realizados e uma dessas maneiras é o programa de voluntariado, que também faz parte dos vários programas desenvolvidos pela Coordenadoria Estadual de Defesa Civil do Paraná.

Tendo como princípio de que a Defesa Civil é um sistema não somente os órgãos militares ligados ao governo podem fazer parte da sua estrutura de funcionamento. As empresas privadas e a população também têm um papel importantíssimo nesse ciclo de ações planejadas.

A população tem um espaço garantido neste sistema, e a Prefeitura é o canal que permite com que as haja a interação entre o cidadão comum e a Defesa Civil, em todos os municípios do Estado do Paraná existem informações de como participar da Defesa Civil e uma das formas é sob o regime de voluntariado, regulado pela Lei nº 9608/98, basta entrar em contato com a Coordenadoria Municipal de Defesa Civil - COMDEC ou acessar o link voluntários aqui no site, preencher os dados cadastrais, além de aceitar o Termo de Adesão ao Serviço Voluntário. Este é um termo que explica com detalhes quais são as funções e como esse trabalho acontecerá.

A grande adesão das pessoas ao programa de voluntariado realizado aqui no Paraná, mostra que o estreitamento dos laços entre a Defesa Civil e a população, fortalece a realização das ações frente aos trabalhos nas calamidades públicas.

Além do programa de voluntariado, existe a possibilidade de integrar ao sistema pelas associações de moradores, conselhos comunitários de segurança ou no caso de uma empresa privada, por meio da criação de um Plano de Auxílio Mútuo – PAM. Ele consiste na integração entre pessoal, equipamentos e materiais, envolvendo órgãos governamentais, não-governamentais e a comunidade, para enfrentar com sucesso as situações emergenciais.
As reuniões e simulações periódicas têm como objetivo tornar cada vez mais estreita a relação das empresas com as comunidades para minimizar o risco de desastre ou quando ele acontecer, todos estão preparados para agir da maneira correta.

Coordenadoria Estadual de Defesa Civil
Defesa Civil somos todos nós.