Confira como foi o 1º Fórum Estadual de Defesa Civil 18/10/2010 - 11:12

O 1º Fórum Estadual de Defesa Civil, evento idealizado pela Coordenadoria Estadual de Defesa Civil do Paraná, foi realizado, na última quinta-feira (14), em Maringá/PR. A programação contou com sete apresentações, além da solenidade de abertura, a qual foi presidida pelo Secretário Chefe da Casa Militar e Coordenador Estadual de Defesa Civil, Coronel Antonio Aurélio Alves Chaves da Conceição. Várias autoridades ligadas ao Governo do Paraná e ao Município de Maringá compareceram e participaram juntamente com cerca de trezentos integrantes das Coordenadorias Municipais, Prefeitos, Secretários, voluntários, radioamadores e representantes da sociedade organizada. Também compareceram maciçamente os Coordenadores Regionais de Defesa Civil e os Oficiais que chefiam as Seções de Defesa Civil nas unidades do Corpo de Bombeiros no Paraná.

Autoridades compondo a mesa de abertura do evento, (Coronel Aurélio em pé). Foto: J.R. Furlan/ Assessoria de Comunicação Prefeitura de Maringá -AEN

As palestras apresentavam os temas e os participantes elaboravam suas perguntas, trazendo as discussões que objetivaram o evento.
Logo após o cerimonial de abertura, o Sr. Magno dos Santos Nunes, Chefe de Gabinete da Secretaria Nacional de Defesa Civil - SEDEC, apresentou aspectos inerentes às atividades de defesa civil e ainda abordou a evolução legislativa ao longo do tempo, culminando com a Medida Provisória 494/10 e o Decreto Federal nº 7.257/10.
Em seguida, numa participação especial, à convite do Coronel Aurélio, a Senhora Eliane Padovani palestrou sobre o Mãos sem Fronteiras, explicando os fundamentos e atividades desenvolvidas pelos seus integrantes, especialmente em situações de desastres, apoiando a população afetada.
A última palestra da manhã coube ao Major Osni José Bortolini, Chefe da Divisão de Defesa Civil da Casa Militar. O Major abordou o Sistema Eletrônico da Defesa Civil - SISDC, apresentando suas ferramentas, funcionalidades e consequentes facilidades, reforçando a necessidade e o compromisso dos seus usuários em relação ao abastecimento com os dados e informações que o alimentam, tornando-o eficaz.

Após o intervalo para o almoço a palestra de abertura foi sobre O perfil dos Desastres Naturais no Paraná, proferida pelo 1º Tenente Eduardo Gomes Pinheiro, Chefe das Seções Operacional e Administrativa da Coordenadoria Estadual de Defesa Civil do Paraná. Pinheiro apresentou os dados existentes na defesa civil ao longo dos últimos 30 anos, comentou sobre as dificuldades e desvios que compõem esse banco de armazenagem e ainda demonstrou algumas das conclusões que eles permitem chegar, como a predominância dos vendavais, granizos e enxurradas como os desastres naturais de maior recorrência, bem como a constatação do aumento dos desastres naturais no Paraná ou da sua inserção no banco de dados com o advento da tecnologia (SISDC).
Logo após, foi a vez da Professora Doutora Patrícia Raquel da Silva Sottoriva, que é Coordenadora dos Cursos de Especialização em Defesa Civil, Emergências Ambientias e Gestão Integrada de Segurança e Meio Ambiente na Indústria de Petróleo,Gás e Biocombustível na PUCPR, realizar a sua apresentação sobre o tema: Vulnerabilidades Socioambientais Urbanas, motivando os participantes a realizarem várias perguntas sobre o tema, de suma importância especialmentem em relação à redução dos desastres nos municípios.
Em seguida, o Meteorologista Marcelo Brauer Zaikovski, do Instituto Tecnológico SIMEPAR demonstrou aspectos relacionados às metodologias que compõem a elaboração das previsões climáticas e alertas meteorológicos. Satélites, estações de monitoramento, mapas e interpretações, bem como a apresentação das tendências para o futuro e suas correntes as quais são unânimes em relação às mudanças climáticas, as quais exigem preparação dos integrantes do Sistema de Defesa Civil, em todos os níveis.
Quem fechou o evento foi o Major Marcus Victor Lima Norat, que é da Coordenadoria Estadual de Defesa Civil do Pará. Ele palestrou sobre a estrutura, características e peculiaridades da defesa civil daquele Estado, permitindo aos participantes uma analogia com as diversas características dos desastres no Brasil - país com dimensões continentais, inclusive as coincidências entre algumas das dificudades enfrentadas também aqui no Paraná.

Ao encerramento, uma das percepções da equipe de coordenação do evento, comandada pelo Major Bortolini, foi a de que os objetivos foram atingidos, especialmente manter viva a temática da defesa civil em meio aos integrantes do Sistema Estadual de Defesa Civil, trazendo assuntos de relevância para que as mais diversas atividades ocorram em sintonia com a legislação em vigor e alinhadas com uma realidade cada vez mais exigente em relação aos gestores desse processo.

Registra-se o agradecimento ao Colégio Marista de Maringá que permitiu a realização do evento no Teatro Marista.

Coordenadoria Estadual de Defesa Civil do Paraná.