Conclusão do curso de atendimento à desastres. 10/08/2012 - 17:08

Após palestras, debates e estudos com técnicos do Ministério da Sáude, Defesa Civil, Corpo de Bombeiros, Secretaria da Saúde do Paraná e Santa Caratina, os 45 alunos foram dividos nesta manha (10) em grupos e desafiados a formatar uma metodologia de plano de atendimento a desastres na area da saúde para os respectivos municípios.

Os 7 (sete) municípios pertencentes a região do litoral do Paraná e também da Região Metropolitana de Curitiba foram os participantes do curso. Para a finalização do curso e conclusão da oficina realizada ontem (09) os participantes apresentaram uma metodologia de plano de ação do setor da saúde para enfrentamento de desastres em seus municípios.

O plano – No dia (27/08) irá ocorrer um novo encontro de todos os participantes, que ocorrerá no Hotel Caravelas. Cada Comdec (Coordenadoria Municipal de Defesa Civil) irá apresentar o plano concluido com base na metodologia definida anteriormente, demostrando quais serão as técnicas que serão utilizadas para enfrentar novos desastres.

“Fiquei muito satisfeito com a atitude da SESA (Secretária de Saúde do Estado do Paraná) em integrar-se com os outros orgaõs, na busca de dar uma melhor resposta a população em casos de desastres. A apresentação do Coronel Barros me chamou muito atenção, o detalhamento do desastre em Antonina, mostrando tudo como foi feito e decisões tomadas apartir do posto de comando.” Afirmou Sergio Pigaiani – Coordenador de Defesa Civil de São josé dos Pinhais.

O curso foi idealizado conjuntamente entre a Coordenadoria Estadual de Defesa Civil e a Secretaria Estadual de Saúde, onde se objetivou além de apresentar conceitos e processos para atendimento a desastres a inetrgração entre as instiuições municipais, com foco neste primeiro momento no litoral.