Comunidade de Foz do Iguaçu realiza simulado de desastres naturais 14/12/2012 - 17:48

Foz do Iguaçu foi escolhida para receber o exercício simulado de desastres naturais, está atividade ocorreu no dia (08) e contou com a participação dos moradores que residem às margens do Rio M'Boicy. Este evento realizado numa açãoconjunto entre a Coordenadoria Estadual de Defesa Civil e a Secretaria Nacional de Defesa Civil.

O objetivo do exercício foi atender ao plano de ação para o período de chuvas intensas nas regiões sul e sudeste e aumentar o senso de percepção de risco da sociedade brasileira, mediante a mudança cultural da população relacionada à sua conduta preventiva e preparativa, principalmente das comunidades que vivem em áreas de risco.

A atividade consistiu na localização e retirada de moradores em áreas de risco e encaminhamento para um abrigo, simulando-se uma situação de real necessidade de intervenção do poder público. Os moradores que residem às margens do Rio M’Boicy receberam orientações de como proceder em situações de alagamentos.

Foram cadastradas 48 famílias que residem nesta área de risco totalizando 182 pessoas. A colaboração dos moradores foi de extrema importância para o sucesso do exercício. A comunidade localizada na área de risco, que após o sinal de alarme, inicia o abandono de suas casas e se dirigiu com segurança até o local escolhido para ser o abrigo. A rota de fuga foi estabelecida previamente. Também foi realizada uma simulação de resgate de ‘vítimas’ que precisaram da ajuda de viaturas para se deslocarem até ao abrigo.

O exercício simulado também mobilizou representantes de órgãos e instituições que precisam agir em conjunto nas situações de emergência. houve a participação dos coordenadores municipais e regionais de defesa civil do Estado do Paraná.

Também estiveram presentes representantes do Exército Brasileiro, Corpo de Bombeiros da 9ª Coredec, Guarda Municipal de Foz do Iguaçu, Polícia Militar do Estado do Paraná, Rede Estadual de Emergência de Radioamadores - REER, Secretarias Municipais da Educação, Obras e Meio Ambiente, Saúde, Ação Social, Comunicação Social, Associação de Moradores e Pastoral da Criança.

O ponto de apoio montado pela organização do simulado contou com material de recreação para as crianças e lanches. Mais de 100 pessoas de diversos órgãos do estado e município atuaram no atendimento. Ao final do exercício ouve um “FEEDBACK” para apurar possíveis falhas do exercício.

Também foram abordados aspectos psicológicos do pós-desastre. Foz do Iguaçu é um dos municípios do Paraná que entrou no calendário nacional de simulados. O simulado é uma medida preventiva que busca assegurar a integridade física da população e garantir que ela saiba como agir em caso de evacuação e tenha a percepção do risco a que está exposta.