Como se proteger dos raios? 24/01/2015 - 15:37
A temperatura em todo o Estado volta a subir neste fim de semana e, como consequência, podem ocorrer chuvas rápidas e isoladas, com possibilidade de ventos fortes, descargas elétricas, relâmpagos, trovões e granizo. A Coordenadoria Estadual da Defesa Civil orienta as pessoas a ficarem atentas e procurarem abrigo em lugares cobertos e seguros durante as tempestades.
As principais orientações são: permanecer em local seguro até que a chuva forte se dissipe, não transitar em locais abertos, próximo de árvores, de placas publicitárias ou de qualquer outra estrutura que possa ser arremessada.
No caso de ocorrência de raios é aconselhável evitar o uso de telefone, a não ser que seja sem fio; ficar próximo de tomadas e canos, janelas e portas metálicas; tocar em qualquer equipamento elétrico ligado a rede elétrica. Se estiver fora de casa é bom evitar segurar objetos metálicos longos, nadar; e ficar em grupos.
O meteorologista do Simepar, Lizandro Jacobsen, explica que a descarga elétrica (ou raios), ocorre com maior frequência no verão. “No verão as nuvens as desenvolvem mais, são maiores. Quanto maior elas forem, maior é a produção de cargas elétricas e por isso há raios com mais frequência” disse.