Com a estiagem incêndios florestais aumentam no Paraná 30/04/2009 - 16:00


Incêndio Ambiental no Parque Nacional de Ilha Grande - Foto: 5ª COREDEC


No período de março a abril de 2009, o número de ocorrências de incêndios florestais atendidos pela Defesa Civil do Paraná praticamente dobrou. Do início de janeiro até março deste ano foram registradas 1.573 ocorrências, por outro lado, apenas no mês de abril, houve 1677 atendimentos (até o dia 29), totalizando, até o momento 3.250 ocorrências de incêndio em vegetação atendidas em 2009. Os números representam as consequências da falta de chuvas dos últimos dois meses. De acordo com o meteorologista do SIMEPAR Lizandro Jacóbsen, o efeito do fenômeno La Niña é o que está diminuindo a condição de precipitações no Paraná e a tendência é do agravamento do quadro o que deixará a vegetação ainda mais vulnerável ao fogo.

Efeito da estiagem atinge o Parque de Ilha Grande

Altônia - Um incêndio atinge desde domingo (26), o Parque Nacional de Ilha Grande, no município de Guaíra (a aproximadamente 680 km de Curitiba).
Com base nas informações obtidas em visita ao Porto Cerâmica, município de Altônia, pela equipe composta por três Oficiais da Defesa Civil e o Comandante do Corpo de Bombeiros de Umuarama, o Comandante do 5º Grupamento de Bombeiros / 5ª COREDEC encaminhou quinta-feira (30), cinqüenta bombeiros para combater a frente de fogo que avança entre as Lagoas São João e Xambrê.
Uma das maiores dificuldades é o combate e a preparação de aceiro em local de banhado (várzea) com difícil acesso.

De acordo com informações enviadas pelo Capitão da 5º COREDEC Jair Pereira, Chefe da Seção de Assuntos de Defesa Civil, o fogo iniciou em Porto Cerâmico, atingindo também a área que abrange as Lagoas Xambrê e São João. Estão trabalhando na área cerca de 25 pessoas, entre elas os Bombeiros Comunitários de Altônia e Iporã, funcionários da prefeitura de Altônia, voluntários do Porto, incluindo soldados da Força Verde e do Instituto Chico Mendes.
Aceiro realizado em Ilha Grande
Foto: 5ª COREDEC

Até o momento o Corpo de Bombeiros está fazendo aceiros (são faixas de vegetação que são totalmente retiradas a fim de prevenir a passagem do fogo para outras áreas). O aceiro que existe no local possui as dimensões de 30m de largura por 3,5km de comprimento e está próximo da área atingida, a aproximadamente 1 km da lagoa São João.



A perspectiva do Corpo de Bombeiros é que estes aceiros contenham a ação do fogo no local. O risco de incêndio florestal na região de Guairá é extremo conforme registrou o indicador do SIMEPAR na tarde desta quinta-feira (30).
A operação é considerada complicada, pois se trata de uma região de banhado na qual a vegetação fica sobre superfície, o que dificulta o acesso do Corpo de Bombeiros.
Cap. Jair Pereira - B-8/5ºGB

Coordenadoria Estadual de Defesa Civil - Comunicação Social



Área vermelha foi afetada pelo incêndio
Incêndio Ambiental no Parque Nacional de Ilha Grande - Mapa: 5ª COREDEC