Colégio Estadual Vital Brasil de Maringá realiza simulado de abandono com o apoio da Defesa Civil do Paraná
21/03/2019 - 16:50

Na tarde de quinta-feira (21), o Programa Brigadas Escolares – Defesa Civil na Escola e o  Núcleo Regional de Educação de Maringá participaram do simulado de abandono realizado pelo Colégio Estadual Vital Brasil, localizado no município de Maringá. A ação envolveu alunos, professores, funcionários e colaboradores que seguiram os protocolos e orientações repassadas durante o curso de formação de brigadistas escolares, promovido pela Defesa Civil Estadual em parceria com a Secretaria de Estado da Segurança Pública e com a Secretaria de Estado da Educação. O curso é realizado duas vezes ao ano em todas as escolas da rede estadual.

O colégio sob a direção do Sr. Marcos Antonio Tomadon possui a 2°maior nota no (IDEB) Índice de Desenvolvimento da Educação Básica do município de Maringá e conta com um total de 950 alunos dividido em 3 períodos, cada um com 9 turmas. Além da qualidade na educação, agora o colégio está mais preparado para a proteção de todos os ocupantes da escola. É importante ressaltar também que dentre os alunos há aqueles com necessidades especiais, como crianças cadeirantes e com autismo, que precisam de maior atenção em uma situação de emergência.

SIMULADO - O exercício simula uma situação de incêndio em que há necessidade de todos os ocupantes da escola, isto é, alunos, professores, funcionários e colaboradores, se deslocarem para o ponto de encontro seguro. Um grande desafio nessas situações é manter a calma e a organização, garantindo que todas as pessoas deixem a edificação de maneira segura e evitando acidentes.

O exercício visa preparar a comunidade escolar para reagir em situações inesperadas, como incêndios e outras situações que gerem pânico, garantindo com que todas as pessoas se mantenham em segurança durante a saída da edificação. O treinamento integra o calendário escolar, sendo realizado em todas as escolas da rede pública estadual.

“Defesa Civil, Somos Todos Nós”.