Chuvas fortes no município de Umuarama 09/12/2010 - 10:10

A Prefeitura Municipal de Umuarama, através das secretarias de Obras e Serviços Públicos, está realizando levantamento sobre os estragos ocasionados pela forte chuva registrada no final da manhã do dia 07 Dezembro; em menos de uma hora, a precipitação foi de aproximadamente 60 milímetros, segundo o Departamento de Economia Rural (Deral)-órgão ligado à SEAB, foi responsável por diversos pontos de alagamento na cidade.
A Defesa Civil, Corpo de Bombeiros e Moradores, tiveram muito trabalho para amenizar a situação das fortes chuvas, seguida de enxurradas. Diversos bairros tiveram as residências invadidas pela água. Os maiores alagamentos foram registrados no parque Tarumã, Conjunto 26 de Junho, Conjunto São Cristovão, Parque Industrial 3-A, Ouro Branco, Complexo Poliesportivo e proximidades do colégio Bento Mossurunga (saída para Xambrê).
Segundo o secretário Márcio Maia, uma revisão criteriosa na rede pluvial está pautando as ações. Se a causa for entupimento, uma a simples limpeza pode normalizar a situação. Um dos grandes problemas é o volume de lixo doméstico dispensado indistintamente. "É necessário que as pessoas tenham mais consciência, pois os moradores acabam sendo os maiores prejudicados". “No Tarumã, por exemplo, muitos calçados, roupas e plásticos ‘abarrotavam’ os bueiros, o que compromete seriamente o fluxo da água, as bocas de lobo transbordam e fazem vários estragos”.

Subten Bittencourt – Grupo B/8 – 3º SGB/5º GB