Cerimônia em Curitiba marca os 100 anos do Corpo de Bombeiros 09/10/2012 - 16:48

Cerimônia em Curitiba marca os 100 anos do Corpo de Bombeiros - 08/10/2012


O governador Beto Richa participou nesta segunda-feira (08/10), no Palácio Iguaçu, em Curitiba, da solenidade em comemoração aos 100 anos do Corpo de Bombeiros do Paraná. Na solenidade, foram entregues à corporação 80 viaturas adquiridas pelo Governo do Estado. Os novos veículos serão utilizados em serviços vistorias, buscas e salvamentos.

Richa lembrou que o goveno estadual realiza uma série de investimentos na reestruturação das forças de segurança pública do Estado por meio do programa Paraná Seguro. Em relação ao Corpo de Bombeiros, citou medidas como a contratação de 487 novos soldados, ampliação das instalações físicas, modernização dos equipamentos e capacitação de pessoal.

O governador afirmou que está em estudo a criação de novos quartéis em municípios do interior do Estado e um novo grupamento em Curitiba. “O Corpo de Bombeiros merece respeito e valorização deste governo. Não medimos esforços para melhorar a qualidade de atendimento da corporação”, disse Richa.

O secretário da Segurança Pública, Cid Vasques, destacou a aquisição de dez novos caminhões tanque para combate a incêndios, com investimento de R$ 8 milhões, entregues para as principais cidades do Estado, no ano passado. Ele ressaltou também a instalação do 7º Grupamento na Região Metropolitana de Curitiba, a criação do 3º Subgrupamento em Colombo e a entrega do quartel do Corpo e Bombeiros em Bandeirantes, na região do Norte Pioneiro.

O comandante do Corpo de Bombeiros do Paraná, coronel Luiz Henrique Pombo, informou que os investimentos do governo estadual são fundamentais para a boa prestação de serviços à população. Segundo ele, a corporação está presente em 50 municípios paranaenses e atende a 400 ocorrências diárias, em média.

De acordo com o coronel, os novos veículos serão distribuídos para unidades de todas as regiões do Paraná. “Com o repasse dos veículos vamos reforçar a atuação da corporação no trabalho de atendimento aos municípios”, afirmou. Foram entregues 60 viaturas leves (Parati) e 20 caminhonetes (Frontier).

Para o comandante-geral da Polícia Militar do Paraná, coronel Roberson Bondaruk, os investimentos realizados na estrutura do Corpo de Bombeiros são fundamentais para o desenvolvimento de missões de proteção à vida e ao patrimônio da sociedade. “É uma instituição que honra toda a Polícia Militar”, disse.

COMENDA - Na solenidade, o governador Beto Richa recebeu uma comenda relativa ao centenário do Corpo de Bombeiros do Paraná. “Estou honrado em receber esta homenagem de uma corporação gloriosa e uma das mais respeitadas e estimadas pela população”, destacou Richa.

A homenagem também foi entregue a outras autoridades, entre elas o vice-governador e secretário da Educação, Flávio Arns; a primeira-dama do Estado, Fernanda Richa; o presidente da Assembleia Legislativa, deputado Valdir Rossoni; o presidente do Tribunal de Justiça, desembargador Miguel Kfouri Netto; o comandante da 5ª Região Militar, general-de-divisão Williams José Soares. Também foram homenageadas 100 instituições, entre governamentais e civis.

RECONHECIMENTO - Na cerimônia, a Defesa Civil do Paraná concedeu a Medalha Coronel Dario Natan Bezerra para nove pessoas em reconhecimento aos serviços prestados à população do Litoral atingida pelas fortes chuvas de março de 2011. “É o reconhecimento e a valorização por parte do Governo do Estado às pessoas e suas entidades que minimizaram o número de vítimas do desastre”, afirmou o chefe da Casa Militar e coordenador estadual da Defesa Civil, coronel Adilson Castilho Casitas.

Receberam a medalha a primeira dama do Estado, Fernanda Richa; o capitão dos Portos do Paraná, capitão de Mar e Guerra José Henrique Corbage Rabello; o chefe da Divisão de Defesa Civil da Casa Militar, tenente-coronel Edemilson de Barros; o subchefe da Divisão de Defesa Civil da Casa Militar, major Antonio Geraldo Hiller Lino; o diretor-presidente da Codapar, Silvestre Dimas Staniszewski; o diretor-geral do Instituto das Águas do Paraná, Everton Luiz da Costa Souza; o geólogo da Mineropar, Rogério da Silva Felipe; o engenheiro do Departamento de Estradas e Rodagem, Márcio José Tozo; o integrante da Divisão de Defesa Civil da Casa Militar, Misael Márcio Ferreira Borges.

GALERIA DE IMAGENS