Cascavel realiza primeira fiscalização de produtos perigosos no modal ferroviário 16/04/2009 - 14:20

A 4ª Coordenadoria Regional de Defesa Civil, sediada em Cascavel, oeste do Estado, foi a pioneira no planejamento e realização de atividade fiscalização no modal ferroviário de transporte de produtos perigosos.
Nesta quinta-feira, 16 de Abril, a fiscalização ocorreu na FERROESTE, Estradas de Ferro do Paraná. Foram fiscalizadas as instalações, equipamentos de segurança e os meios de transporte da FERROESTE e da base da Ipiranga.
A fiscalização ferroviária está prevista, no Paraná, pelo Decreto 4299/2001 - Programa Estadual de Controle do Transporte, Manuseio e Armazenagem de produtos perigosos no Paraná, e no Plano Estadual de Produtos Perigosos, editado pela CEDEC/PR.

Clique aqui para ver mais fotos..

Resultados
Apesar de terem sido levantadas inúmeras alterações, essa fiscalização teve caráter orientativo.

Iniciativa
A fiscalização foi planejada pelo Major Fernando Raimundo Shunig, Chefe da Seção de Assuntos de Defesa Civil da 4ª COREDEC, que é coordenada pelo Tenente Coronel Wilson Luiz Marcante. Além disso, houve a participação especial do Capitão Wagner Lucio dos Santos e do Soldado Sanderson Binhara, ambos da Coordenadoria Estadual de Defesa Civil-CEDEC/PR. Também participaram da Fiscalização os seguintes órgãos:
- Corpo de Bombeiros,
- Casa Militar,
- Polícia Federal,
- Força Verde,
- IAP,
- Defesa Civil Municipal de Cascavel.

A armazeganem e o manuseio foram fiscalizados ontem (15) em distribuidora de combuistíveis

A empresa, localizada em Renascença, possui 13 tanques de 60 mil litros de combustível cada. A empresa armazena gasolina, diesel, álcool hidratado(94,5% de pureza) e álcool anidro(99,5% de pureza).

Foram verificados seus veículos que fazem a carga de descarga dos combustíveis, o local que é feito, seus equipamentos de segurança e seu sistema de prevenção de incêndio.
Participaram da Fiscalização o Corpo de Bombeiros, a Receita Estadual, o IPEM, a Vigilância Sanitária do Município e o Diretor de Operações da COMDEC do Município.

Não foi realizada nenhuma notificação por parte dos outros orgãos.