Capacitação em gestão integral do risco de desastre 14/11/2013 - 17:00

Um curso de quatro dias, dirigido principalmente a atores locais que participam ou têm responsabilidades na gestão do risco de desastres, este primeiro curso básico desenvolve os elementos essenciais que compõem o risco, como situação problemática a ser abordada, e a gestão, como processo político, metodológico e prático que permite atuar sobre as causas do risco e os efeitos dos desastres.

A capacitação será desenvolvida em 12 áreas de dois estados piloto, o Paraná foi um dos escolhidos para iniciar os trabalhos, o curso implica uma combinação de momentos intensos de formação conceitual e teórica, com o intercâmbio de percepções e conhecimentos das pessoas participantes e com exercícios dinâmicos de motivação e trabalho.

Ele permitirá que os participantes reflitam sobre como podem trabalhar mais na gestão do risco de desastres. Utiliza uma série de métodos que incluem apresentações dos facilitadores, intercâmbio de ideias, discussões em grupo, exercícios, debates e apresentações de materiais multimídia.

O objetivo é promover a participação das pessoas e ajustar as dinâmicas às visões e percepções, assim como aos perfis dos participantes, serão apresentados diversas concepções nacionais e internacionais, de maneira que os/as participantes compreendam que existem múltiplos quadros conceituais, porque a gestão de risco é um conceito dinâmico e em mudança permanente.

"Muito mais do que comparar os conceitos e para escolher “o melhor” trata-se de mostrar o processo de mudança conceitual, as ações pelas quais estas mudanças acontecem e o impacto que pode ter no dia a dia do trabalho." Afirma Tenente Coronel Edemilson de Barros, Chefe da Divisão de Defesa Civil do Paraná.

O curso baseia-se numa serie de conteúdos desenvolvidos ao nível internacional e nacional. Principalmente: Quadro normativo nacional, Quadro de Ação de Hyogo, Rede Latino-americana de Estudos Sociais em Prevenção de Desastres (LA RED), Curso de Redução do Risco de Desastres e Desenvolvimento Local Sustentável – ITC-ILO

A primeira capacitação ocorreu em Curitiba, nos dias (11 a 14/11/13), contou com a participação de 60 pessoas, todos integrantes de órgãos e instituições que estão envolvidos diretamente com a Defesa Civil.

Os próximos encontros ocorrerão em Maringá nos dias (18 a 21/11/13) e posteriormente em Cascavel nos dias (25 a 28/11/13), nestes participarão agentes locais e região respectivamente.