Campanha Mata Viva amplia divulgação 16/07/2009 - 16:10

Prevenir incêndios florestais é a melhor forma de preservaro futuro. Esta é a frase utilizada nos cartazes, folder e filipetas da campanha Mata Viva, lançada no dia 5 de junho, em todo o Paraná. Os materiais de divulgação foram distribuídos às COREDEC - Coordenadorias Regionais de Defesa Civil, que ficam com a incumbência de realizar a distribuição a órgãos e locais de grande circulação pública (escolas, centros de saúde, terminais de transporte, associações comunitárias e comerciais, entre outras).
A campanha também prevê a colagem em outdoors desses cartazes, espalhados pelas principais ruas dos municípios com maior número de registros de atendimento para incêndio em vegetação. A idéia é conscientizar as pessoas sobre as consequencias da prática irresponsável de atear fogo na vegetação, principalmente nessa época em que ela está seca, assim como o ar, gerando condições de vulnerabilidade para rápida propagação das chamas.

Figura mostra o modelo encartado nas contas de energia elétrica, pela COPEL

Conta de Luz
A COPEL - Companhia Paranaense de Energia - que também faz parte do Sistema Estadual de Defesa Civil, participando do Conslho Estadual Mata Viva passará a distribuir, a partir desse mês, filipetas da campanha contra os incêndios florestais. O material será encartado dentro dos envelopes que contêm a fatura do consumo de energia elétrica. Não será todas as contas que receberão o encarte, o trabalho, nessa fase, prioriza as contas das regiões rurais, que totalizam mais de 300 mil consumidores.
Enquanto isso, nosso planeta, todos os dias, continua a sofrer a agressão da presença humana de várias formas. Os incêndios em vegetação demonstram a ignorância em relação à extensa lista de malefícios que vão desde o consumo da vegetação, chegando à contribuição para o aquecimento global e poluição, passando pela destruição da fauna, colocando em risco casas próximas, o abastecimento de energia elétrica, a integridade dos mananciais e, numa análise mais ampla, a própria existência humana no planeta, contribuindo para a sua destruição. Pensemos nisso e multipliquemos a mudança de comportamento onde ela se fizer necessária, em caráter de urgência.
Coordenadoria Estadual de Defesa Civil do Paraná.