CORPO DE BOMBEIROS COMBATE INCÊNDIO FLORESTAL NA SERRA DO MAR 25/07/2016 - 14:10
Após informações de moradores locais, que alegavam avistar fumaça na direção do complexo Marumbi, o Oitavo Grupamento de Bombeiros imediatamente enviou uma ao local para analisar e planejar a ação de resposta ao incidente. Com o apoio do Batalhão Policial Militar de Operações Aéreas, a equipe sobrevoou o local para avaliar a situação e as condições locais.
Após a análise, a guarnição composta pelo Comandante do quartel de Morretes, Tenente Oliveira, e mais três bombeiros seguiram para o local para realizar o combate às chamas e, no início da noite, extinguiram todos os focos de incêndio. Aparentemente o incêndio teria iniciado na vegetação rasteira, atingindo, posteriormente, a vegetação de maior porte. A equipe pernoitou no local em atividade de prevenção, para impedir que o fogo retornasse, retornando ainda durante a manhã de segunda-feira com apoio da aeronave da Polícia Rodoviária Federal.
A região da Serra do Mar é uma das maiores áreas de preservação ambiental, e os estragos causados pelos incêndios atingem não apenas a vegetação, mas também a fauna local. Todo o ecossistema da região sobre as interferências deste tipo de incidente, podendo inclusive afetar populações que morem próximo a estas áreas.
Para evitar estes danos, é preponderante aturarmos na prevenção. Durante este período do ano, em que o tempo fica mais seco, o risco deste tipo de incêndios aumenta exponencialmente, sendo necessária a atuação de todos para evitar quaisquer práticas que possam dar início a um incêndio. Balões, fogueiras ou mesmo bitucas de cigarro jogadas na vegetação seca podem dar início a catástrofes.