COPA 2014: Samu Internacional apresenta projeto 24/01/2012 - 17:20

O presidente do Samu Internacional Brasil, Coronel Médico e professor de emergências médicas da Universidade de Sevilha, Carlos Alvarez-Leiva, esteve na Secretaria de Estado para Assuntos da Copa 2014 , quando apresentou um projeto que envolve cursos e equipamentos para gestão de crises, catástrofes, manuseamento de incidentes biológicos, químicos, radiológicos, mercadorias perigosas e outras ações para grandes eventos.

“Nós vamos atuar na Rio + 20 Conferência das Nações Unidas(2012), na Copa das Confederações (2013), Jornada Mundial da Juventude (2013), Rock In Rio(2013), Copa do Mundo da FIFA (2014) e Jogos Olímpicos(2016) com uma equipe de engenharia médica que atua há mais de 30 anos inovando em medicina de catástrofes e gestão de crises”, afirmou o presidente Alvarez-Leiva.

Participaram da reunião o Secretário da Copa, Mario Celso Cunha, o diretor da Secretaria de Estado da Saúde, Vinicius Filipak e o major Antônio Geraldo Hiller Lino, representando a Defesa Civil da Casa Militar.

“Nós atuamos com o Samu Estadual desde 2004 e nosso planejamento inclui os cursos de especialização, incluindo os presenciais com treinamento em campo. Já estamos mantendo contatos com o Ministério da Saúde para captar recursos e parcerias”, disse o médico Vinicius Filipak, da SESA.

O major Hiller , da Defesa Civil, lembrou que “Já estamos preparando uma sala de gerenciamento de desastres com mapeamento de todas as áreas do estado. A proposta do Samu Internacional é importante mas deverá estar adequada às ações da Defesa Civil Nacional, com quem atuamos em parceria”.

“As equipes paranaenses, tanto na área da segurança pública e defesa civil, como da saúde, estão preparadas para enfrentar os desafios dos grandes eventos. São profissionais especializados em emergências, gestão hospitalar, serviços de atenção psicossocial”, concluiu o secretario Mario Celso Cunha.