COORDENADORIA ESTADUAL DE PROTEÇÃO E DEFESA CIVIL PROMOVE TREINAMENTO PARA AVALIAÇÃO DE RISCOS DE DESLIZAMENTOS. 27/11/2015 - 16:10

Nos dias 19 e 20 de novembro, foi realizado o treinamento dos agentes de Defesa Civil do município de Curitiba e Secretaria Municipal de Meio Ambiente, ao total foram capacitados 45 agentes.

O treinamento teve como premissa repassar conhecimentos para avaliação do risco de deslizamento em áreas vulneráveis, auxiliando na tomada de decisão quando da necessidade de evacuação destas áreas. A metodologia apresentada é resultante de um estudo realizado pelo IPT ( Instituto de Pesquisas Tecnológicas) do estado de São Paulo, o qual mensura a gravidade do risco de deslizamento por meio de um formulário que deve ser preenchido pelo agente quando em campo.

No primeiro dia os agentes receberam informações teóricas com o geólogo Rogério (CEPDEC), Arioli e Décio (MINEROPAR), e no dia seguinte foram até um local de deslizamento para o treinamento prático no Município de Almirante Tamandaré.

A previsão é de que esse treinamento seja estendido para todas as Coordenadorias Regionais de Proteção e Defesa Civil do Estado.