COORDENADORIA ESTADUAL DE DEFESA CIVIL APRESENTA NOVA FASE DO PROGRAMA BOMBEIRO COMUNITÁRIO 22/10/2008 - 14:20

Curitiba

Prefeitos Municipais participaram, na tarde desta terça-feira (22), de reunião sobre a expansão do Programa Bombeiro Comunitário. O encontro, promovido pela Coordenadoria Estadual de Defesa Civil, aconteceu no Palácio das Araucárias, e contou com a participação do Secretário-Chefe da Casa Militar e Coordenador Estadual de Defesa Civil, Ten.-Cel. Washington Alves da Rosa, Secretário de Estado do Desenvolvimento Urbano – Luiz Forte Netto, do Subchefe da Casa Militar, Major Mauro Celso Monteiro, o Chefe da Divisão de Defesa Civil da CEDEC/PR, Major Osni José Bortolini, entre outras autoridades. Na ocasião, foram apresentados aos Prefeitos os detalhes para subsidiarem a decisão quanto a adesão a essa nova fase, que contemplará algumas cidades que ainda não dispõem de Bombeiro Militar nem Comunitário. Oportunamente, outras cidades serão convidadas para conhecerem o programa; entretanto, caberá à Defesa Civil o apontamento dos municípios que serão contemplados.

Antecipação

O Tenente Coronel Washington acredita que além dos resultados extraordinários que o programa apresentou na primeira fase, o Paraná sai na frente incentivando os municípios dotados de características estratégicas a adotarem essa metodologia caracterizada pela parceria entre o Estado e as Prefeituras. “O Bombeiro Comunitário é um exemplo paranaense de como evitar a expansão de oportunistas que se aproximam das prefeituras para montarem estruturas supostamente voluntárias, captando recursos de empresas e oferecendo um serviço de qualidade duvidosa. Nesse programa de governo, o Corpo de Bombeiros Militar treina e supervisiona os Agentes Municipais de Defesa Civil e apóia quando necessário com seus recursos, garantindo a eficácia das suas ações e sustentando o sucesso que consagrou o programa em sua primeira fase”.

A expansão do projeto, atualmente presente em 50 municípios, prevê que a parceria seja estendida para mais 25 cidades. Os critérios foram estabelecidos pela Coordenadoria Estadual de Defesa Civil valendo-se de índices técnicos que pretendem alocar o aporte de recursos do Governo Estadual, que investirá em caminhões, equipamento, treinamento e supervisão, além do financiamento para a construção dos postos que abrigarão as equipes nessas cidades. Os municípios ficam com a responsabilidade de disponibilizar funcionários que, após seleção e treinamento, ministrados pelo Corpo de Bombeiros Militar mais próximo, passam a denominarem-se Agentes de Defesa Civil. A participação se estende ao custeio de manutenção e o pagamento do financiamento para a construção do posto.

Novidades

Os Prefeitos puderam conhecer uma das principais novidades reservadas para a expansão do programa. Foi apresentado, no estacionamento do Palácio das Araucárias, o novo modelo do caminhão de combate a incêndios. Com nova estilização e mais moderno, o equipamento é destaque para equipar os novos postos.

confira as fotos do evento

Tenente Eduardo Gomes Pinheiro
Ch. Seção Operacional