COORDENADORES DA BRIGADA ESCOLAR DEFINEM NOVAS METAS 12/08/2016 - 16:00
Para a Superintendente de Educação da Secretaria de Estado da Educação, Fabiana Campos, o programa auxilia diretamente as escolas. “A unificação das informações de normas de seguranças exigidas facilita o entendimento para os diretores de como atuar nas situações de risco e emergência e também manter a escola mais segura”, ressaltou a superintendente.
DECRETO
No ano passado, o Governador Beto Richa sancionou a Lei 18.424 instituindo o Programa Brigadas Escolares no âmbito da rede estadual de ensino com objetivo de mitigar os riscos à comunidade escolar. Para regulamentar a Lei, este ano, foi publicado o Decreto 4587, onde orienta cada uma das partes envolvidas como o programa funciona e delimita suas responsabilidades. “O Governo do Paraná inovou mais uma vez sendo o único estado com um programa modelo, reunindo ações como a formação de brigadistas escolares e adequação das edificações da rede pública”, reforçou Ten-Cel Barros.
AÇÕES E METAS
Cumprindo um dos grandes objetivos do programa, todas as instituições de ensino da rede pública já têm brigadistas formados atuando diretamente com os alunos e funcionários no simulado de plano de abandono, realizado no mínimo duas vezes ao ano e na instalação adequada dos equipamentos básicos de segurança, como placas de sinalização de rota de fuga, blocos de iluminação e extintores.
As metas estipuladas para os próximos dois anos estão fundamentadas nas Normas de Procedimentos Técnicos do Código de Segurança contra Incêndio e Pânico. “Capacitar os brigadistas na etapa presencial tem nos aproximado mais da realidade escolar, assim podemos auxiliar em suas necessidades pontuais”, afirmou o Coronel Fábio Mariano de Oliveira subcomandante do Corpo de Bombeiros.
PROGRAMA
O Programa Brigadas Escolares, Defesa Civil na Escola iniciou em 2012 e foi elaborado em parceria com a Vice-governadoria, Casa Militar/Defesa Civil, Secretaria de Educação e Corpo de Bombeiros. Consistem em capacitar funcionários da rede de ensino em brigadistas. O Curso é ofertado pelo Centro de Formação Continuada da Secretaria de Educação e está dividido em duas etapas: ensino à distância e presencial. Os temas abordados são sobre combate a princípios de incêndio, prevenção de pânico, suporte básico da vida e execução do Plano de Abandono.
Na parte das edificações escolares, o Programa auxilia os engenheiros e arquitetos dos Núcleos Regionais de Educação orientando como elaborar as plantas de reformas e construção das edificações escolares de forma mais precisa e segura para comunidade escolar e de acordo com as normas do Corpo de Bombeiros. No lançamento do Programa, foram distribuídos para todos os estabelecimentos de ensino, kits de segurança contendo placas de sinalização de rota de fuga, iluminação de emergência e extintores.