COORDENADOR ESTADUAL DE PROTEÇÃO E DEFESA CIVIL PARTICIPA DE REUNIÃO DO CONSELHO DE GESTORES ESTADUAIS DE PROTEÇÃO E DEFESA CIVIL EM SÃO PAULO. 21/07/2016 - 17:00

O Secretário Chefe da Casa Militar e Coordenador Estadual de Proteção e Defesa Civil Coronel Adilson Castilho Casitas participou nos dias 19 e 20 da reunião do Conselho dos Gestores Estaduais de Proteção e Defesa Civil - CONGEPDEC - na Cidade de São Paulo. O propósito da reunião foi discutir as novas tecnologias aplicadas à Proteção e Defesa Civil, trocar experiências sobre boas práticas desenvolvidas nos Estados, bem como eleger a nova diretoria executiva do CONGEPDEC.
O Estado do Paraná fez uma apresentação da ferramenta denominada SISDC Mobile. A ferramenta se trata de uma versão do premiado Sistema Informatizado de Defesa Civil (SISDC), desenvolvida pela Celepar e pela Defesa Civil do Paraná, em plataforma mobile cuja principal finalidade é apoiar os municípios no mapeamento de áreas de atenção (onde há recorrência de desastres), de abrigos e do cadastro de residências de interesses da Defesa Civil. A ferramenta foi concebida para trabalhar com o sistema Android e no formato “offline” enviando as informações levantadas em campo assim que houver disponibilidade de sinal de rede de internet wireless ou de dados móveis. Se trata de um grande avanço do Estado do Paraná que em muito contribuirá para a redução do risco de desastres.