A COMDEC de Campina Grande do Sul faz parceria com o Bombeiro Comunitário 16/04/2009 - 18:00

Mobilização preventiva
Uma Iniciativa da Coordenadoria Municipal de Defesa Civil “COMDEC” de Campina Grande do Sul em parceria com o Bombeiro Comunitário e com o apoio da secretária de Ordem Publica e Social , realizaram uma campanha preventiva de incêndios florestais , com o objetivo de alertar a população como prevenir , combater, causas e os danos deixados pelos incêndios, assim procurando minimizar os incêndios ambientais que causam danos todos os anos neste município.
Na campanha os agentes de Defesa Civil Bandeira, Strasser, Azael e Miranda ,distribuíram em postos de Saúde, Escolas,centros comerciais, terminais e ônibus do transporte coletivo da região, panfletos contendo dicas e orientações e cartazes da campanha publicitária mata viva preparados em parceria entre a equipe do Setor de Comunicação Social da Coordenadoria Estadual de Defesa Civil e Secretaria de Estado da Comunicação Social – SECS.
Também serão realizadas palestras ministradas pelo Bombeiro Comunitário nos colégios conscientizando os alunos sobre o assunto.

Na ocasião também, o membro da COMDEC Diego Rogério Bandeira propôs ao presidente da associação do bairro Capivari Cachoeira “Barragem” João Cordeiro dos Santos a criação no bairro de uma “NUDEC” Núcleo Comunitário de Defesa Civil. Tendo em vista que na região há vários casos de incêndios ambientais todos os anos causando vários danos.
Tendo como objetivo, para comunidade participar de atividades de defesa civil como voluntário reunindo-se freqüentemente para elaborar o planejamento das atividades. Organizar e preparar a comunidade local a dar a pronta resposta aos desastres, garantir uma ação conjunta de toda a sociedade nas ações de segurança social. Através de palestras e treinamento, tendo a comunidade participativa, informada, preparada e consciências de seus direitos e deveres relativos à segurança comunitária.
O Diretor de Operações da COMDEC José Porfírio Rosa Filho, destacou que a meta é criar varias NUDEC em diversos bairros e com isso envolver as comunidades situadas em áreas de risco no processo de reflexão sobre a realidade dos riscos, incentivando a construção de uma consciência coletiva, sobre a ótica da minimização dos desastres .
Com isso a comunidades ficaram mais orientadas sobre os riscos, conscientizadas na importância da preservação ambiental, preparadas a dar a pronta resposta aos desastres e colaborar nos momentos de acidentes e desastre.