CHOVE, ESQUENTA E SOBEM OS RISCOS DE DENGUE – FRANCISCO BELTRÃO 27/12/2010 - 08:30

No auditório da prefeitura, a secretária Cíntia Ramos (Saúde) chamou a atenção para a situação no Paraná, onde seis cidades estão em alerta. É o caso de Cianorte, Paranavaí, Sarandi, Cambé, Nova Esperança e Guaíra. “Achamos que o Paraná é um Estado prioritário e estamos preocupados”, disse.
Cíntia apresentou um relatório dos casos notificados desde o início do ano em Beltrão. No total foram 211 notificações com confirmação de cinco casos importados e 85 autóctones. Nos últimos dias, outras duas pessoas com suspeita de dengue foram submetidas a exames. “Enviamos o material para o laboratório Lacen, em Curitiba, mas também fizemos exame no município. Assim teremos dois resultados”, afirma Cíntia.
O chefe da Vigilância em Saúde Alfonso Bruzamarello reconheceu os avanços conquistados pelas campanhas de prevenção. “Percebo que a sociedade amadureceu e está mais preocupada.” “A dengue é uma das principais doenças do mundo. E cada pessoa é especial. Se tivermos apenas 10 casos de dengue, uma delas pode ter dengue hemorrágica e isso é muito triste para o município”, reforçou Cláudia Witt, coordenadora do programa de endemias.
Em janeiro de 2011, o quadro de agentes deve subir dos 16 atuais para 25. Ainda não é o suficiente, como a própria secretária Cíntia comenta. “Sabemos que o ideal para Beltrão é que tivéssemos 30 agentes.” Diante desde cenário, a secretaria articula o apoio de órgãos públicos e de entidades.

Fonte: Jornal de Beltrão

Responsável pela Divulgação
Maj. QOBM Fernando R. Schunig
B/8 do 4º GB