CEPED/PR e UNICENTRO celebram Termo de Cooperação Técnica 26/02/2015 - 09:03

No final da tarde desta terça-feira (24), em solenidade formal realizada no Palácio Iguaçu, no gabinete do Coordenador Estadual de Proteção e Defesa Civil do Paraná, Coronel Adilson Castilho Casitas, houve a assinatura do Termo de Cooperação Técnica entre o Centro Universitário de Estudos e Pesquisas sobre Desastres - CEPED/PR e a Universidade do Centro-Oeste - UNICENTRO. Com isso, a universidade passa a integrar, conforme prevê o Decreto Estadual 12.445/14, a primeira rede de pesquisa voltada à redução de riscos de desastres formalmente criada do país, a REDESASTRE.

Além do Coordenador Estadual de Proteção e Defesa Civil, assinaram o documento o Magnífico Reitor da Universidade Estadual do Paraná - UNESPAR, Prof. Antonio Carlos Aleixo, o Magnífico Reitor da UNICENTRO, Prof. Aldo Nelson Bona, o Coordenador Executivo de Proteção e Defesa Civil, Tenente-Coronel Edemilson de Barros, e a Direção do CEPED/PR, composta pelo Capitão Me. Eduardo Gomes Pinheiro e pela Professora Dra. Danyelle Stringari. Acompanharam o ato o Secretário de Estado da Ciência, Tecnologia e Ensino Superior, Prof. João Carlos Gomes, as Magníficas Reitoras Professora Me. Fátima da Cruz Padoan, da Universidade Estadual do Norte do Paraná - UENP e Professora Dra. Berenice Quinzani Jordão, da Universidade Estadual de Londrina - UEL, além do Prof. Dr. Mauro Luciano Baesso, Reitor da Universidade Estadual de Maringá – UEM.

Na ocasião, o Secretário Prof. João Carlos Gomes enalteceu a iniciativa do CEPED/PR em compor a REDESASTRE, mobilizando as universidades estaduais em torno do tema redução de riscos de desastres, destacando que a rede conta com o apoio da Secretaria de Estado da Ciência e Tecnologia. O Capitão Pinheiro aproveitou o ensejo para apresentar a ideia da REDESASTRE, os principais objetivos que partem da integração e mobilização conjunta das universidades e institutos de pesquisa no Paraná dada a importância do tema, principalmente aos Reitores das universidades que acompanhavam o evento. Destacou que, em breve, as propostas para a celebração de termos semelhantes serão enviadas para a UEM e para a UENP, informando que nos próximos dias a documentação da UEL estará, também, pronta para a assinatura.

O Termo de Cooperação aproxima as universidades públicas ou privadas do CEPED/PR que é o órgão gestor dessa rede, possibilitando o desenvolvimento de projetos em conjunto ou que contem com o apoio e orientação do CEPED/PR, criando condições para que os resultados obtidos possam contribuir para a redução dos riscos de desastres nos municípios paranaenses. Atualmente, cerca de 12 instituições de ensino superior e institutos de pesquisa estão com a documentação para a celebração dos termos de cooperação técnica tramitando em etapas diferentes, mas paralelamente. Cada termo celebrado dá início às condições para que o professor indicado pela universidade cooperada possa instalar na sua instituição uma célula do CEPED. Neste caso, o CEPED/UNICENTRO será conduzido pelo Prof. Paulo Nobukuni.

Como participar da REDESASTRE

O CEPED/PR, órgão gestor da REDESASTRE é o resultado de uma ideia inovadora implantada no Estado do Paraná pelo Decreto Estadual nº 9.557/13 caracterizando-se como um órgão de assessoramento do Sistema Estadual de Proteção e Defesa Civil composto pela Universidade Estadual do Paraná – UNESPAR e pela Coordenadoria Estadual de Proteção e Defesa Civil do Paraná – CEPDEC / Casa Militar. As instituições de ensino superior, centros ou institutos de pesquisa, tecnologia, inovação, interessados em fazer parte da REDESASTRE serão bem vindos e podem manifestar seu interesse entrando em contato com o CEPED/PR, por email: ceped@ceped.pr.gov.br ou por telefone (41)3350-2608.