CEPED do Paraná participa de reunião dos Brics na China 17/07/2017 - 16:50

O Paraná participa nesta semana, na China, do encontro entre representantes do Brics, bloco formado pelo Brasil, a Rússia, Índia, China e África do Sul. O objetivo do encontro é discutir os novos acordos e cooperações nos setores de ciência, tecnologia e inovação.

O Centro Universitário de Estudos e Pesquisas sobre Desastres (CEPED/PR) foi escolhido para representar o Estado no encontro e é o único centro brasileiro de estudos e pesquisas sobre desastres que participa da comitiva brasileira à China. A diretora acadêmica do CEPED/PR, Danyelle Stringari, participa do encontro. O CEPED foi convidado para participar do encontro devido à relevância dos trabalhos voltados à redução do risco e desastres no Paraná e que ganharam visibilidade nacional.

Integram ainda a comitiva brasileira representantes do Ministério da Ciência, Tecnologia, Inovações e Comunicações e do Centro Nacional de Monitoramento e Alertas de Desastres Naturais.

Além da participação nas reuniões, a comitiva brasileira vai à Pequim visitar o Centro Nacional de Redução de Desastres.

PAUTA – Os representantes dos Brics devem discutir projetos que viabilizem novas parcerias de inovação e desenvolvimento entre os países tendo em vista a eficácia no enfrentamento conjunto aos desafios da economia global de modo sustentável.

Uma das estratégias adotadas pelo BRICS é investir em pesquisas que abordam problemas comuns enfrentados pelos países pertencentes ao bloco. Para tanto, foi realizado na última semana o 2o Fórum de Jovens Cientistas para estimular o intercâmbio de ideias, estudos acadêmicos e o treinamento de jovens profissionais que podem contribuir com as iniciativas em 10 setores prioritários.