CEPDEC/PR irá apresentar Programa da Brigada Escolar no Rio de Janeiro
24/02/2015 - 11:20

DEFESA CIVIL VAI APRESENTAR PROGRAMA DA BRIGADA ESCOLAR NO RIO DE JANEIRO
Programa da ONU ouvirá experiências de várias cidades do Brasil sobre Escolas Seguras

Na próxima, quarta-feira (25/02), a Defesa Civil do Paraná irá participar, no Rio de Janeiro, da primeira reunião de trabalho com o tema “Escola Resiliente é Escola Segura”, organizada pelo Centro de Excelência para Redução de Riscos e Desastres do Escritório das Nações Unidas no Brasil (CERRD/UNISDR).

O objetivo principal da reunião é ouvir os representantes de várias localidades com política de resiliência no ambiente escolar. O programa da Brigadas Escolares – Defesa Civil na Escola foi escolhido para ocupar uma das vinte cadeiras deste debate, onde programas de todo o Brasil puderam se inscrever. “Vamos aproveitar a boa oportunidade para trazermos novas experiências para o nosso Estado e repassar o nosso trabalho, junto as escolas de todo o Paraná, aos demais participantes”, afirmou Capitão Romeu Tadashi Yagui, que irá representar a Defesa Civil neste encontro.

RESILIÊNCIA – Em 2009, com a Plataforma Global para Redução de Riscos e Desastres, a CERRD/UNISDR começou a organizar, junto com os países e parceiros da organização, planos de ação e estratégias para garantir a resiliência de escolas em áreas propensas a desastres e eventos externos. No Brasil, a Lei 12.608, destaca a necessidade de estabelecer medidas preventivas de segurança contra desastres em escolas situadas em áreas de risco e de incluir no currículo do ensino fundamental e médio, princípios de proteção, defesa civil e educação ambiental.

BRIGADAS ESCOLARES - Brigadas Escolares / Defesa Civil na Escola foi implantado em 2012 no Estado e este ano virou Lei, para melhor atender a população escolar. O programa visa disseminar os temas de Defesa Civil no ambiente escolar da rede publica estadual de ensino, bem como, temas relacionados ao combate a principio de incêndios, prevenção a pânico, suporte básico da vida e execução de planos de abandonos.

O Programa presta atendimento as 2.531 escolas públicas e conveniadas do Estado, promovendo a conscientização e capacitação das comunidades escolares para o enfrentamento de eventos danosos causados pela natureza ou mesmo pelo homem.