CEF disponibilizou pagamento do FGTS a trabalhadores vitimados pelas enchentes 29/07/2014 - 19:30

FGTS pode ser solicitado pelos trabalhadores via telefone 0800-726-0207

Em média, saques foram de R$1,6 mil e a maioria dos pedidos foi feito por municípios do Estado do Paraná, de Santa Catarina e do Rio Grande do Sul.

Aproximadamente 35 mil trabalhadores já sacaram os recursos de sua conta no Fundo de Garantia por Tempo de Serviço (FGTS) para cobrir os prejuízos relacionados às enchentes que atingiram, durante o mês de junho, os estados de Santa Catarina, Rio Grande do Sul e Paraná, afirmou, nesta segunda-feira (28), o gerente nacional do FGTS da Caixa Econômica Federal, Henrique José Santana. De acordo com o gerente, o valor médio dos saques foi de R$ 1.600,00.

O trabalhador que teve sua residência atingida pelo desastre pode solicitar, a partir de agora, o saque de sua conta vinculada por meio do telesserviço da Caixa no número 0800 726 0207, opção 3 - FGTS.

O modelo foi utilizado, em caráter experimental, em municípios do Rio de Janeiro, Espírito Santo, Acre e Rondônia e se encontra em uso nos municípios de Santa Catarina, Paraná e Rio Grande do Sul, que já se habilitaram para o saque. Foram feitos 4769 pedidos de saque pelo 0800, dos quais 3.155 (Santa Catarina); 1.041 (Rio de Janeiro); 456 (Espírito Santo); 71 (Paraná); 29 (Acre) e 17 (Rondônia).

Em relação aos trabalhadores de Cascavel (PR), a Caixa aguarda que a prefeitura municipal promova os ajustes necessários na Declaração das Áreas Afetadas, para que seja definido o cronograma de atendimento do FGTS naquela cidade, inclusive, por intermédio do telefone 0800.