CEDEC/PR mobiliza órgãos para enfrentamento de desastres no litoral do Paraná 19/08/2011 - 16:40

A Coordenadoria Estadual de Defesa Civil realizou, nesta manhã, reunião de trabalho para o desencadeamento da elaboração do Plano de Contingência para a mitigação de desastres no litoral paranaense.
   A iniciativa tem por objetivo definir um arranjo institucional entre as várias agências estaduais que compõem o grupo de trabalho convocado pela defesa civil, para que possam se preparar de forma adequada para a atuação conjunta em casos de desastres que venham a afetar a região litorânea do Estado.
     A ideia principal é a de afinar contatos, ordenar recursos e seus responsáveis, bem como procedimentos para a realização de seus acionamentos de forma organizada e eficaz caso eventos semelhantes àqueles que ocorreram no último dia 11 de março venham a se repetir.
   Segundo o Major Antonio Geraldo Hiller Lino, Chefe da Divisão de Defesa Civil da Casa Militar, os trabalhos estão avançando com muita qualidade: “Percebemos entusiasmo e grande interesse dos representantes que fazem parte desse grupo em podermos atuar em conjunto e da melhor forma caso eventos desastrosos aconteçam. Dessa reunião cada um levará algumas planilhas que preenchidas e devolvidas para a defesa civil passam a compor o plano.” Segundo o Major, serão dessas planilhas que sairão os dados que orientarão as ações de defesa civil nesses casos.
     Participam desse grupo de trabalho, além da Coordenadoria Estadual de Defesa Civil, representantes do Corpo de Bombeiros, Polícia Militar, Companhia de Habitação do Paraná - COHAPAR, Companhia de Saneamento - SANEPAR, Batalhão da Polícia Ambiental – BP AMB, Secretaria da Família e Desenvolvimento Social, Companhia Paranaense de Energia - COPEL, Companhia de Desenvolvimento Agropecuário do Paraná - CODAPAR, Secretaria de Esportes, Secretaria de Saúde do Paraná - SESA, Secretaria da Comunicação Social - SECS, Secretaria de Infraestrutura e Logística - SEIL, Instituto das Águas do Paraná, Minerais do Paraná - MINEROPAR, Batalhão de Polícia Rodoviária - BPRV, Departamento de Estradas de Rodagens - DER e Grupamento Aeropolicial – Resgate Aéreo - GRAER.