CBODC atende a 37% dos municípios do Paraná 15/04/2009 - 11:40

A capacitação é um dos principais pontos de partida para a construção ou manutenção do sistema de defesa civil. Sem ela a doutrina, os fundamentos e a metodologia em vigor no país não conseguem ser disseminadas e atingidas, quiçá os resultados dentro dos aspectos globais da prevenção, preparação, resposta e reconstrução. Motivada pelas mudanças no executivo municipal e pelos seus reflexos na gestão em defesa civil em mais da metade dos municípios paranaenses, a CEDEC/PR, por ordem de seu Coordenador, o Secretário-Chefe da Casa Militar, Tenente Coronel Washington Alves da Rosa, iniciou um programa de capacitação buscando, para tanto, a importante parceria da Secretaria Nacional de Defesa Civil – SEDEC.
Para atender a uma necessidade imediata, foi desenvolvido o CBODC – Curso Básico Operacional de Defesa Civil – que, unindo assuntos do CODC e do CADAN, somados à disseminação do Sistema Informatizado de Defesa Civil – SISDC (sistema que permite o preenchimento e avaliação on-line de todos os formulários – NOPRED, AVADAN, DMATE e cria, inclusive, o modelo de decreto para auxiliar os municípios), foi aplicado numa empreitada que durou pouco mais de 30 dias, atingindo boa parte da uma demanda inicial.

Realização

O CBODC foi realizado em três etapas durante o mês de março, pela Coordenadoria Estadual de Defesa Civil - CEDEC, distribuído em todas as oito Coordenadorias Regionais de Defesa Civil - COREDEC, atendendo 37,84% dos municípios do Estado. O Curso teve como projeto piloto, em janeiro/2009, a 8ª Coordenadoria Regional de Defesa Civil, no município de Paranaguá onde participaram seis dos sete municípios que compõem aquela regional. O Projeto obteve êxito e foi estendido a todas as COREDEC dos quais participaram 279 alunos. Nunca, na história do Paraná, houve uma capacitação desse porte em termos de Defesa Civil, em tão curto espaço de tempo.

O Curso foi realizado em parceria com a Secretaria Nacional de Defesa Civil – SEDEC, a qual enviou materiais e certificados a serem entregues aos participantes, além de ter apoiado incondicionalmente a iniciativa paranaense.

Preenchimento Eletrônico: facilidade que requer treinamento

Para atender uma das principais necessidades paranaenses, o curso também trabalhou o preenchimento on-line dos formulários NOPRED, AVADAN e DEMAT os quais são requisitos necessários para embasar a Decretação de Situação de Emergência ou Estado de Calamidade Pública. O preenchimento eletrônico via Sistemas Informatizado da Coordenadoria Estadual de Defesa Civil - SISDC/CEDEC, facilita a interatividade visando a otimização do processo bem como o simples registro da ocorrência.

Futuro

A CEDEC quer dar continuidade ao processo de forma a atingir 100% dos municípios. Segundo o Major Osni José Bortolini, Chefe da Divisão de Defesa Civil no Paraná, a iniciativa dos Coordenadores Municipais é de extrema importância. São eles quem devem, conscientes de que a célula fundamental da defesa civil é o município, procurar a Coordenadoria Regional manifestando interesse em receber o convite para o programa de capacitação. A partir dessa demanda, novas turmas serão anunciadas e o Paraná continuará caminhando para os 100% de capacitação, concluiu.