CADETES DO 2º ANO DO CURSO DE FORMAÇÃO DE OFICIAIS BOMBEIROS, RECEBEM TREINAMENTO SOBRE GESTÃO DE DESASTRES. 07/07/2016 - 11:40

Os cadetes do segundo ano do curso de formação de oficiais, receberam no último dia 05 de julho aula sobre avaliação de riscos de deslizamentos como parte da disciplina de Defesa Civil. Esta aula especificamente, foi ministrada pelos geólogos Rogério e Cabo BM Kuller, que compõem o efetivo da coordenadoria estadual de proteção e defesa civil.
O objetivo foi apresentar uma metodologia para mensurar a gravidade que se encontram as residências que ficam lotadas nas encostas, e que devido as chuvas podem vir a serem soterradas. Segundo o Capitão QOBM Romero, chefe do setor operacional da Coordenadoria de Proteção e Defesa Civil, esta é uma situação em que os cadetes podem se deparar assim que se formarem, pois em muitos casos quando a população está em dúvida sobre o abandono de suas casas e por causa das chuvas elas recorrem as unidades operacionais do Corpo de Bombeiros. Com este conhecimento fica mais fácil mensurar a gravidade da situação, orientando no abandono ou não das residências, ação esta que pode salvar vidas, como quando houve o deslizamento em 2011 na cidade Antonina, onde o geólogo Rogério fez uma vistoria na área e orientou as pessoas a saírem, sendo que poucas horas depois houve o deslizamento atingindo várias casas.
Além deste conteúdo a disciplina focou em repassar conhecimentos para que futuros oficias possam auxiliar os gestores municipais quando os desastres atingem os parâmetros para decretação de situação de emergência ou estado de calamidade pública, além da organização de um gabinete gestor.