Bombeiros realizam treinamento de Busca Aquática 22/12/2017 - 09:34

O Corpo de Bombeiros treinou 12 profissionais na Qualificação de Primeiro Interventor de Busca Aquática que acorreu no 5º Grupamento de Bombeiros, com sede em Maringá. Foi uma semana intensa de instruções que encerraram na última sexta-feira.

Vários ambientes aquáticos, como a piscina do Quartel Central do 5º GB, o lago do Parque Alfredo Nyffler e o Rio Paraná serviram de cenário para o treinamento. A diversidade de cenários permitiu o contato dos militares com as peculiaridades de cada ambiente, aproximando-os da realidade.

Ao todo quatro bombeiros se empenharam na instrução do pessoal. Além da parte prática, os treinandos discutiram os conceitos do mergulho de segurança pública e visitaram a câmara hiperbárica, um equipamento fechado e de forma cilíndrica que pressuriza o ar, atingindo uma pressão do ar acima do normal.

O Tenente Alex Boni do Corpo de Bombeiros explica a importância de uma visita como essa. “[A câmara] é usada para tratamento para alguns acidentes de mergulho. [E] o bombeiro está sujeito a essa situação. Conhecer [a câmara] é importante para conhecer como ela trabalha, a profundidade que ela simula um mergulho”, diz.

Instrução como o uso da full face, a mascara de mergulho, em diversas atividades também foi dada para garantir a segurança do mergulhador.

Fonte: Comunicação Social do 5º Grupamento de Bombeiros