Bombeiros realizam simulado juntamente com a Defesa Civil de Colombo e membros da REER 25/07/2017 - 01:29

Na manhã de domingo (23) foi realizada uma operação simulando um alagamento na região de Colombo, área do 7º Grupamento de Bombeiros. O treinamento ocorreu no bairro Monte Castelo, uma das áreas de risco já cadastradas no Plano de Contingência Municipal.

O Coordenador Municipal de Proteção e Defesa Civil, Sr. Josmar Lima Amaral, explica que o simulado representa um avanço do Município acerca de situações em que a Defesa Civil deverá ser acionada.

Para o comandante do 3º Subgrupamento, 1º Ten. Nikolas Kaneko Leal, a ação foi de extrema importância para o Município, pois possibilitou a interação e o fortalecimento dos participantes, bem como a verificação dos sistemas utilizados.

O simulado teve como objetivo verificar a real interação entre os órgãos competentes através da comunicação dos radioamadores, avaliar o tempo de resposta ao incidente e a qualidade na mobilização de toda a operação. Além disso, a ação possibilitou alertar a população a respeito dos riscos de alagamento de suas residências.

Nesse cenário, cerca de 24 pessoas participaram do simulado. No final, a atividade foi avaliada pelos órgãos presentes: Corpo de Bombeiros, Coordenadoria Municipal de Proteção e Defesa Civil de Colombo, Câmara Municipal, Rede Estadual de Emergência de Radioamadores (REER), Guarda Municipal, Jipeiros de Colombo, Associação de Moradores, voluntários e representantes das secretarias de Governo, Assistência Social e Indústria e Comércio.

Fonte: Comunicação Social do 7º Grupamento de Bombeiros