Bombeiro foi promovido por ato de bravura 21/08/2014 - 09:10

O bombeiro Edilson Sebastião de Meira colocou a própria vida em risco para salvar a vida de um homem que, durante a enchente que atingiu Guarapuava, foi arrastado pela correnteza do rio Cascavelzinho. Por seu ato de bravura, Edilson Meira foi promovido de cabo a sargento do Corpo de Bombeiros. A promoção aconteceu nesta segunda-feira (18) em solenidade no Palácio Iguaçu e contou com a participação do Comandante-Geral da Polícia Militar, Coronel Cesar Vinicius Kogut e Comandante-Geral do Corpo de Bombeiros, Coronel Juceli Simiano Junior.

Durante o resgate, considerado de alto risco por causa da forte correnteza, a vítima se desesperou e o bombeiro quase foi enforcado pela corda que os amarrava e sofreu afogamento nas águas do rio. Meira teve uma parada cardiorrespiratória e foi reanimado pelos companheiros. Levado ao Hospital São Vicente, em Guarapuava, ficou por um tempo na UTI e precisou fazer uma cirurgia no maxilar.

“Foi como nascer de novo”, disse Edilson Meira. “Na nossa missão de bombeiro acontecem várias situações que a gente se prepara para enfrentar. Esta foi diferente, uma ocorrência com alto grau de dificuldade, que quase me tirou a vida. Estou salvo, graças aos meus companheiros”, afirma o sargento.

Há 28 anos na corporação, o sargento Meira só tem a agradecer. “É uma situação única em nossa profissão. Só tenho a agradecer a todos, especialmente meus colegas e a Deus por ter dado mais uma chance de estar vivo”, disse.

A promoção por ato de bravura é feita quando o militar pratica um ato incomum de coragem no cumprimento do dever. Tem caráter excepcional de reconhecimento do mérito nas ações da Polícia Militar e do Corpo de Bombeiros.

Para o Comandante-Geral do Corpo de Bombeiros, Coronel Juceli Simiano Junior, a situação pela qual passou o sargento Meira superou a missão da corporação, que é salvar vidas.

“Ele foi promovido porque fez além daquilo que se espera de um bombeiro, que já não é pouca coisa. Colocou em risco sua própria vida e se feriu no salvamento”, diz o comandante. “Foi algo grandioso mesmo para nós bombeiros, que estamos acostumados a trabalhar em situações de risco”, completou.

O prefeito de Guarapuava, Cezar Silvestri Filho, também elogia a coragem do oficial. “É uma alegria ter em nossa cidade um homem como o sargento Meira, que se destaca não só como um bombeiro que honra a farda, mas acima de tudo como um ser humano com imenso amor pelo próximo”, afirmou.