Bombeiro Comunitário chega a Salto do Lontra e Cafezal do Sul 24/11/2009 - 11:19

A Defesa Civil do Paraná deu início à segunda fase do programa Bombeiro Comunitário, que atende hoje 50 municípios. Até o fim de 2010, serão construídas mais 25 unidades em todo o Estado. A primeira será instalada na cidade de Salto do Lontra (região Sudoeste), seguida de Cafezal do Sul (região Oeste).

O Governo do Estado vai investir R$ 220 mil na construção de cada unidade do Bombeiro Comunitário e R$ 246 mil na compra de equipamentos, como caminhão. Os agentes de Defesa Civil serão indicados pelas prefeituras e passarão por treinamento oferecido pelo Corpo de Bombeiros do Paraná.

“O Bombeiro Comunitário permite o atendimento mais rápido da população, e com mais qualidade. Em Salto do Lontra, por exemplo, a unidade de Corpo de Bombeiros mais próxima fica a 30 quilômetros, na cidade de Dois Vizinhos”, afirmou o chefe da Divisão da Coordenadoria Estadual de Defesa Civil, major Osni Bortolini.

Na segunda etapa do projeto, também serão contempladas as cidades de Assis Chateaubriand, Balsa Nova, Candói, Capitão Leônidas Marques, Carambeí, Corbélia, Imbituva, Mangueirinha, Nova Aurora, Paranacity, Pien, Pinhais, Querência do Norte, Reserva, Roncador, São Jorge D’oeste, Sertanópolis, Siqueira Campos, Tamarana, Terra Rica, Ubiratã e Wenceslau Braz.

O Bombeiro Comunitário está presente em 50 municípios de todo o Estado, com 49 unidades. Desde sua implantação, em agosto de 2004, até novembro de 2009, o programa já atendeu 59.301 ocorrências. O projeto é realizado em parceria entre Casa Militar/ Coordenadoria Estadual da Defesa Civil, Secretarias da Segurança Pública e do Desenvolvimento Urbano/Paranacidade, Polícia Militar e as prefeituras.

Fonte: Agência de Noticias...