Boletim de eventos naturais ocorridos no Estado nos últimos dias 25/09/2009 - 15:50

Durante a tarde e noite do dia 22/09/09 e a manhã do dia 23/09/09, 15 municípios tiveram danos ou prejuizos após as ocorrências de chuva e vendaval no Estado. Os municípios da região metropolitana de Almirante Tamandaré, Araucária, Campo Largo, Pinhais e São José dos Pinhais tiveram algumas ocorrências de alagamento e de quedas de árvores. Destes os mais afetados foram Pinhais, com 50 residências afetadas por alagamento, os moradores permanecem em suas casas e Araucária com 60 moradias atingidas por alagamento, afetando 180 pessoas sendo que destas, 06 moradores que ficaram desabrigados já retornaram para suas residências. Na capital foram 17 pontos de alagamentos, 06 destelhamentos e 03 quedas de árvores, as 40 pessoas que ficaram desabrigadas já retornaram para suas casas..

Foto mostra estragos provocados pelo vento forte em Umuarama. (Fonte: COMDEC)

Na região noroeste, o município de Umuarama teve 90 residências danificadas por fortes ventos. A Coordenadoria Municipal de Defesa Civil forneceu lonas e 35 pessoas ficaram desalojadas e 8 desabrigadas. com 50.000 pessoas afetadas no total. Na região Central do Estado, 03 municípios foram afetados, Pitanga, Telêmaco Borba e Prudentópolis, neste último, 13 residências foram atingidas por enxurrada, deixando aproximadamente 70 pessoas desalojados e 25 desabrigados. Uma mulher de 49 anos morreu ao tentar atravessar o rio Barra Mansa, o corpo foi encontrado às 17:15h do dia 23-09 aproximadamente 2km do local da queda.

Na foto, estragos provocados pelo vento em Moreira Sales. (Fonte: COMDEC)

Na Região norte, foram registradas algumas ocorrências em Londrina, sendo 01 destelhamento e 03 quedas de árvores. No oeste, os municípios de Santa Helena, com 12 residências danificadas e Cascavel, com 16 residências, foram afetados pelo vendaval do dia 22/09.
O município mais afetado foi União da Vitória, na região sul do Estado, 42 residências foram afetadas, 200 pessoas estão desalojadas, 58 pessoas que residem às margens do Rio Iguaçu estão desabrigadas devido a elevação do nível das águas. A Coordenadoria Municipal de Defesa Civil ainda realiza levantamentos em toda a área afetada.
As Coordenadorias Municipais de Defesa Civil realizam avaliação dos danos, com o objetivo de verificar se há a necessidade de Decretar Situação de Emergência. Ao todo no Estado, 462 residências tiveram algum tipo de dano, afetando um total de 53630 pessoas, destas 335 pessoas ficaram desalojadas e outras 142 pessoas ficaram desabrigadas.
Além desses 15 municípios afetados recentemente, outros 61 municípios já tinham sofrido com as intempéries do tempo nesse mês de setembro. Desses 08 decretaram situação de emergência, sendo eles: Bituruna, General Carneiro, Marmeleiro, Pinhal de São Bento, Pranchita, Prudentópolis, Renascença e Santo Antonio do Sudoeste.

Coordenadoria Estadual de Defesa Civil do Paraná.