Apresentação do Programa de Simulação Computacional de Incêndio – Plano de Abandono. 30/10/2012 - 15:20

Aconteceu hoje, dia 30 de outubro, no Palácio Iguaçu, a apresentação do Programa de Simulação Computacional de Incêndios em escolas. Na reunião esteve presente Coronel Castilho, Coronel Barros, Major Jorge, Capitão Angelotti, Senhor Arion da vice-governadoria, Professora Graziela da Regional de Educação de Maringá e Professor Célio do Programa Brigada Escolares.

A simulação computacional de incêndios foi criada a partir da metolodogia do Programa Brigadas Escolares para solucionar problemas de abandono nas entidades de ensino. Thaís Algayer Calixto, apresentou seu trabalho de conclusão de curso de Engenharia Civil. O programa utilizado “Pathfinder”, simula saídas de emergência com hora e local definidos, análise de ambiente, cria rotas de fugas e o mais interessante, o programa indica a menor distância de saída em uma situação de evacuação de área de risco, diante de todas outras possibilidades. A simulação foi feita no prédio da Universidade Estadual de Maringá – UEM. O programa conseguiu simular a movimentação exata dos alunos evacuando, até mesmo a movimentação de deficientes visuais que também estavam no prédio.

O Estado por sua vez, está com o programa de adequação básica das escolas, e o Programa Brigadas Escolares disponibiliza vídeos de como agir em situações de emergências. A adaptação sugerida foi de um software livre, a UEM junto ao Núcleo de Educação de Maringá e COREDEC estudar as possibilidades de desenvolvimento de um programa semelhante ao apresentado em software livre, com a finalidade de facilidade de acesso, tanto domiciliar como nas próprias escolas, via sistema interativo para cada professor e aluno desenvolver novas ferramentas dentro do programa.

GALERIA DE IMAGENS