#AprenderParaPrevenir - Educação em prevenção de riscos de desastres 14/08/2017 - 09:59
1. Apresentação
Este é um convite para as escolas se engajarem na Redução de Riscos de Desastres (RRD), uma temática emergente, e também emergencial, voltada para a melhoria da qualidade de vida das nossas comunidades. É vital o envolvimento da educação para a compreensão, inovação e adaptação à complexa dinâmica das mudanças climáticas. A ideia é trabalhar a educação para RRD nas escolas, envolvendo as comunidades escolares e as Defesas Civis.
A Campanha #AprenderParaPrevenir – 2017 é promovida em lembrança ao Dia Internacional da Redução de Desastres Naturais/ Organização das Nações Unidas (ONU) – 13 de outubro. Esta 2ª edição da Campanha abre espaço para que escolas e Defesas Civis de todo o país divulguem suas ações educativas em/com escolas em duas categorias: projetos realizados ou novas propostas.
2. Tema
“Educação em prevenção de risco de desastres socioambientais” (consulte no quadro de conceitos básicos).
3. Objetivos
3.1. Objetivo geral
Promover a mobilização para intervenções, espaços de diálogo e construção de conhecimentos sobre Redução de Riscos de Desastres no âmbito das comunidades escolares.
3.2. Objetivos específicos
1) incentivar o desenvolvimento de projetos e ações educativas voltados à prevenção de riscos de desastres socioambientais;
2) mapear os projetos e as ações educativas realizados no Brasil sobre o tema prevenção de risco de desastres naturais, promovendo um espaço de divulgação para eles;
3) aproximar as escolas e as Defesas Civis.
4. Quem participa?
Escolas de Ensino Básico: Educação Infantil, Ensino Fundamental I e II, Ensino Médio: públicas, particulares e comunitárias.
Defesas Civis: municipais, estaduais, Núcleo de Proteção e Defesa Civil Comunitário (NUPDEC) e Núcleo Comunitário de Defesa Civil (NUDEC). Serão consideradas apenas as atividades educacionais desenvolvidas pelas Defesas Civis com as escolas ou instituições com fins educacionais.
A participação das escolas e das Defesas Civis na campanha se dá por adesão voluntária.
5. Categorias
As escolas e as Defesas Civis poderão inscrever apenas um trabalho em uma das duas categorias:
Públicos Categoria 1 Categoria 2
Escolas Projeto e ações educativas realizados em 2016 – 2017 Nova proposta a ser executada em 2018
Defesas Civis
6. Períodos e etapas da campanha
Etapas Períodos
1) Lançamento da Campanha Semana do Meio Ambiente – 2017
2) Recebimento dos projetos e ações educativas 06/06 a 22/09/2017
3) Prazo final de envio dos projetos e ações educativas 22/09/2017 (meia noite)
4) Análise de projetos e ações educativas 25/09 a 10/10/2017
5) Sorteio dos prêmios 10/10/2017
6) Divulgação dos resultados 11/10/2017
7) Envio dos certificados digitais A partir de 16/10/2017
8) Assinatura do termo de doação dos prêmios A partir de 16/10/2017
9) Envio dos prêmios Ano letivo de 2018
7. Inscrição
A escola e a Defesa Civil devem se inscrever exclusivamente pelo formulário de participação, no site da Campanha. O formulário é composto por 3 partes:
Parte A – Perfil: identificação e realidade socioambiental;
Parte B – Projetos/ações educativas: cada escola/Defesa Civil poderá enviar apenas 1 (um) relato, de no máximo 2.500 caracteres com espaços.
Parte C – Anexos: 3 fotos de até 100 MB (nos formatos: jpeg, jpg, png, gif) e/ou um vídeo de até 3 minutos (nos formatos: mp4, mp3, wma, flv, avi); e o Termo de uso de imagens e direitos autorais.
Serão consideradas inscritas na Campanha somente as escolas e Defesas Civis que tiverem o formulário completo e dentro do prazo.
8. Certificados
Um certificado digital será enviado para as escolas e Defesas Civis inscritas com preenchimento completo do formulário.
9. Prêmios
Serão doados 10 (dez) pluviômetros semiautomáticos do CEMADEN e 10 (dez) kits educativos sobre Redução de Riscos de Desastres. As escolas e Defesas Civis serão selecionadas por meio de sorteio e por mérito.
A distribuição dos prêmios será realizada da seguinte forma:
Públicos Escolas Defesas Civis
Prêmios Pluviômetros Kits Pluviômetros* Kits
Categoria I: Projeto e ações educativas realizados em 2016 – 2017 03 03 03 03
Categoria II: Nova proposta a ser executada em 2018 01 01 01 01
Mérito 01 01 01 01
TOTAL 05 05 05 05
* Os pluviômetros doados para as Defesas Civis deverão ser instalados nas escolas ou nas instituições com fins educacionais mencionadas no relato inscrito.
10. Critérios de seleção
10.1. Sorteio
A inclusão da escola e Defesa Civil na lista de sorteio dos pluviômetros semiautomáticos do CEMADEN e dos kits educativos se baseará nos seguintes critérios:
Documentação completa: envio de todas as informações solicitadas no formulário.
Atendimento aos prazos: envio do formulário preenchido até a meia noite do dia 22 de setembro de 2017.
Adequação temática: projeto ou ação educativa no tema da Campanha – Educação em prevenção de riscos de desastres (confira no quadro de conceitos abaixo).
Elegibilidade: as ações devem ser desenvolvidas por/nas escolas ou nas instituições com fins educacionais.
Interesse: intenção de utilizar o pluviômetro semiautomático em ações educativas.
10.2. Mérito
Além dos critérios acima, serão considerados na análise de mérito:
Interdisciplinariedade do projeto e ações educativas;
Criatividade e envolvimento da comunidade escolar;
Estabelecimento de parcerias, preferencialmente com a Defesa Civil;
Intenção de continuidade e ampliação do projeto;
Ações realizadas em 2016 e 2017, inclusive aquelas estimuladas por esta Campanha.
A doação do pluviômetro semiautomático se restringe às escolas públicas.
11. Divulgação dos projetos e ações educativas
As inscrições completas serão compartilhadas no site da Campanha e em outros meios de comunicação.
12. Conceitos básicos
Desastres: quando pensamos em desastre geralmente relacionamos à destruição, seja de qual origem for. Um desastre traz perdas e danos às pessoas, ao meio ambiente (fontes de alimentação, água, saúde) e à infraestrutura (moradias, transportes) devido ao impacto de um perigo que ultrapassa a capacidade local de responder e atender às consequências.
A Campanha #AprenderParaPrevenir – 2017 considera desastres:
deslizamentos de terra, escorregamentos, movimentos de massa: movimentos de solos, rocha e/ou vegetação sob o efeito da gravidade, geralmente agravados pela ação da água http://www.cemaden.gov.br/deslizamentos/;
inundação: transbordamento das águas de um curso d’água, atingindo a planície de inundação ou área de várzea. http://www.cemaden.gov.br/inundacao/;
enxurradas: escoamento superficial concentrado e com alta energia de transporte, provocado por chuvas intensas e concentradas. http://www.cemaden.gov.br/enxurrada/;
secas: fenômeno climático com período prolongado de baixa ou nenhuma pluviosidade http://www.cemaden.gov.br/secas/;
vendavais: ventos fortes que provocam danos como destelhamento de edifícios, tombamento de árvores;
ressacas: elevação anormal do nível do mar provocada por ventos fortes sobre o oceano;
granizo: chuva de pedras, com precipitação de pedras de gelo;
desastres tecnológicos: eventos associados a acidentes tecnológicos ou industriais que podem causar perda de vidas, danos a propriedades, impactos socioeconômicos e degradação ambiental.
Referências
Cemaden Educação: rede de escolas e comunidades na prevenção de riscos de desastres, disponível em: http://educacao.cemaden.gov.br/. O site apresenta sugestões de atividades/metodologias de pesquisa escolar, materiais de apoio. Acesse um texto sobre Conceitos e Termos para a Gestão de Riscos de Desastres na Educação em: https://goo.gl/Y73Jda
Dia Internacional da Redução de Desastres Naturais/ Organização das Nações Unidas (ONU) acesse a página oficial da The United Nations Office for Disaster Risk Reduction (UNISDR) http://eird.org/americas/16/index-eng.html#.WQC3mmkrK72
Para mais informações entrar em contato com a equipe organizadora:
Cemaden Educação
e-mail: educacao@cemaden.gov.br Telefone: (12) 3205-0172/173
Este é um convite para as escolas se engajarem na Redução de Riscos de Desastres (RRD), uma temática emergente, e também emergencial, voltada para a melhoria da qualidade de vida das nossas comunidades. É vital o envolvimento da educação para a compreensão, inovação e adaptação à complexa dinâmica das mudanças climáticas. A ideia é trabalhar a educação para RRD nas escolas, envolvendo as comunidades escolares e as Defesas Civis.
A Campanha #AprenderParaPrevenir – 2017 é promovida em lembrança ao Dia Internacional da Redução de Desastres Naturais/ Organização das Nações Unidas (ONU) – 13 de outubro. Esta 2ª edição da Campanha abre espaço para que escolas e Defesas Civis de todo o país divulguem suas ações educativas em/com escolas em duas categorias: projetos realizados ou novas propostas.
2. Tema
“Educação em prevenção de risco de desastres socioambientais” (consulte no quadro de conceitos básicos).
3. Objetivos
3.1. Objetivo geral
Promover a mobilização para intervenções, espaços de diálogo e construção de conhecimentos sobre Redução de Riscos de Desastres no âmbito das comunidades escolares.
3.2. Objetivos específicos
1) incentivar o desenvolvimento de projetos e ações educativas voltados à prevenção de riscos de desastres socioambientais;
2) mapear os projetos e as ações educativas realizados no Brasil sobre o tema prevenção de risco de desastres naturais, promovendo um espaço de divulgação para eles;
3) aproximar as escolas e as Defesas Civis.
4. Quem participa?
Escolas de Ensino Básico: Educação Infantil, Ensino Fundamental I e II, Ensino Médio: públicas, particulares e comunitárias.
Defesas Civis: municipais, estaduais, Núcleo de Proteção e Defesa Civil Comunitário (NUPDEC) e Núcleo Comunitário de Defesa Civil (NUDEC). Serão consideradas apenas as atividades educacionais desenvolvidas pelas Defesas Civis com as escolas ou instituições com fins educacionais.
A participação das escolas e das Defesas Civis na campanha se dá por adesão voluntária.
5. Categorias
As escolas e as Defesas Civis poderão inscrever apenas um trabalho em uma das duas categorias:
Públicos Categoria 1 Categoria 2
Escolas Projeto e ações educativas realizados em 2016 – 2017 Nova proposta a ser executada em 2018
Defesas Civis
6. Períodos e etapas da campanha
Etapas Períodos
1) Lançamento da Campanha Semana do Meio Ambiente – 2017
2) Recebimento dos projetos e ações educativas 06/06 a 22/09/2017
3) Prazo final de envio dos projetos e ações educativas 22/09/2017 (meia noite)
4) Análise de projetos e ações educativas 25/09 a 10/10/2017
5) Sorteio dos prêmios 10/10/2017
6) Divulgação dos resultados 11/10/2017
7) Envio dos certificados digitais A partir de 16/10/2017
8) Assinatura do termo de doação dos prêmios A partir de 16/10/2017
9) Envio dos prêmios Ano letivo de 2018
7. Inscrição
A escola e a Defesa Civil devem se inscrever exclusivamente pelo formulário de participação, no site da Campanha. O formulário é composto por 3 partes:
Parte A – Perfil: identificação e realidade socioambiental;
Parte B – Projetos/ações educativas: cada escola/Defesa Civil poderá enviar apenas 1 (um) relato, de no máximo 2.500 caracteres com espaços.
Parte C – Anexos: 3 fotos de até 100 MB (nos formatos: jpeg, jpg, png, gif) e/ou um vídeo de até 3 minutos (nos formatos: mp4, mp3, wma, flv, avi); e o Termo de uso de imagens e direitos autorais.
Serão consideradas inscritas na Campanha somente as escolas e Defesas Civis que tiverem o formulário completo e dentro do prazo.
8. Certificados
Um certificado digital será enviado para as escolas e Defesas Civis inscritas com preenchimento completo do formulário.
9. Prêmios
Serão doados 10 (dez) pluviômetros semiautomáticos do CEMADEN e 10 (dez) kits educativos sobre Redução de Riscos de Desastres. As escolas e Defesas Civis serão selecionadas por meio de sorteio e por mérito.
A distribuição dos prêmios será realizada da seguinte forma:
Públicos Escolas Defesas Civis
Prêmios Pluviômetros Kits Pluviômetros* Kits
Categoria I: Projeto e ações educativas realizados em 2016 – 2017 03 03 03 03
Categoria II: Nova proposta a ser executada em 2018 01 01 01 01
Mérito 01 01 01 01
TOTAL 05 05 05 05
* Os pluviômetros doados para as Defesas Civis deverão ser instalados nas escolas ou nas instituições com fins educacionais mencionadas no relato inscrito.
10. Critérios de seleção
10.1. Sorteio
A inclusão da escola e Defesa Civil na lista de sorteio dos pluviômetros semiautomáticos do CEMADEN e dos kits educativos se baseará nos seguintes critérios:
Documentação completa: envio de todas as informações solicitadas no formulário.
Atendimento aos prazos: envio do formulário preenchido até a meia noite do dia 22 de setembro de 2017.
Adequação temática: projeto ou ação educativa no tema da Campanha – Educação em prevenção de riscos de desastres (confira no quadro de conceitos abaixo).
Elegibilidade: as ações devem ser desenvolvidas por/nas escolas ou nas instituições com fins educacionais.
Interesse: intenção de utilizar o pluviômetro semiautomático em ações educativas.
10.2. Mérito
Além dos critérios acima, serão considerados na análise de mérito:
Interdisciplinariedade do projeto e ações educativas;
Criatividade e envolvimento da comunidade escolar;
Estabelecimento de parcerias, preferencialmente com a Defesa Civil;
Intenção de continuidade e ampliação do projeto;
Ações realizadas em 2016 e 2017, inclusive aquelas estimuladas por esta Campanha.
A doação do pluviômetro semiautomático se restringe às escolas públicas.
11. Divulgação dos projetos e ações educativas
As inscrições completas serão compartilhadas no site da Campanha e em outros meios de comunicação.
12. Conceitos básicos
Desastres: quando pensamos em desastre geralmente relacionamos à destruição, seja de qual origem for. Um desastre traz perdas e danos às pessoas, ao meio ambiente (fontes de alimentação, água, saúde) e à infraestrutura (moradias, transportes) devido ao impacto de um perigo que ultrapassa a capacidade local de responder e atender às consequências.
A Campanha #AprenderParaPrevenir – 2017 considera desastres:
deslizamentos de terra, escorregamentos, movimentos de massa: movimentos de solos, rocha e/ou vegetação sob o efeito da gravidade, geralmente agravados pela ação da água http://www.cemaden.gov.br/deslizamentos/;
inundação: transbordamento das águas de um curso d’água, atingindo a planície de inundação ou área de várzea. http://www.cemaden.gov.br/inundacao/;
enxurradas: escoamento superficial concentrado e com alta energia de transporte, provocado por chuvas intensas e concentradas. http://www.cemaden.gov.br/enxurrada/;
secas: fenômeno climático com período prolongado de baixa ou nenhuma pluviosidade http://www.cemaden.gov.br/secas/;
vendavais: ventos fortes que provocam danos como destelhamento de edifícios, tombamento de árvores;
ressacas: elevação anormal do nível do mar provocada por ventos fortes sobre o oceano;
granizo: chuva de pedras, com precipitação de pedras de gelo;
desastres tecnológicos: eventos associados a acidentes tecnológicos ou industriais que podem causar perda de vidas, danos a propriedades, impactos socioeconômicos e degradação ambiental.
Referências
Cemaden Educação: rede de escolas e comunidades na prevenção de riscos de desastres, disponível em: http://educacao.cemaden.gov.br/. O site apresenta sugestões de atividades/metodologias de pesquisa escolar, materiais de apoio. Acesse um texto sobre Conceitos e Termos para a Gestão de Riscos de Desastres na Educação em: https://goo.gl/Y73Jda
Dia Internacional da Redução de Desastres Naturais/ Organização das Nações Unidas (ONU) acesse a página oficial da The United Nations Office for Disaster Risk Reduction (UNISDR) http://eird.org/americas/16/index-eng.html#.WQC3mmkrK72
Para mais informações entrar em contato com a equipe organizadora:
Cemaden Educação
e-mail: educacao@cemaden.gov.br Telefone: (12) 3205-0172/173