Após mês atípico, risco de incêndios em vegetação redobra a atenção nas regiões norte e noroeste do Estado. 10/08/2009 - 15:20

O mês de julho foi o mais chuvoso dos últimos anos. Como conseqüência, houve o menor número de incêndios florestais registrado no Paraná desde 2005. As chuvas que caíram no Estado nesse último mês contribuíram para que os números caíssem 91% em relação ao mesmo período do ano passado.
Com a nova estiagem registrada no início de agosto, o número de incêndios aumentou. O índice foi quase 5 vezes maior que o registrado no ano passado. Foram realizados 2100 atendimentos em 2008 contra apenas 183 em 2009. As regiões norte e noroeste do Estado, são responsáveis por 40% dos registros, pois foram 76 atendimentos registrados nos primeiros 10 dias do mês de agosto. A Coordenadoria Estadual de Defesa Civil em parceria com a Secretaria Estadual de Comunicação Social e com o apoio das Regionais de Defesa Civil, continuam com a Campanha Mata Viva de Prevenção aos Incêndios Florestais, distribuindo panfletos, cartazes e colocando outdoor em pontos estratégicos dos Municípios do Estado, a fim de conscientizar a população dos riscos que podem causar os incêndios florestais e suas conseqüências.
Confira abaixo o mapa disponibilizado pelo IBAMA, o risco para sua região e tome medidas preventivas.




Algumas medidas preventivas:

  • Não faça fogueiras;
  • Não solte balões;
  • Não atire bitucas de cigarro em meio à natureza.

Em caso de incêndios ligue 193 para acionar o Corpo de Bombeiros ou, nas cidades que contam com o Bombeiro Comunitário, o telefone 199.