Alunos do Curso de Operações de Busca e Salvamento - Categoria Oficiais realizam instruções para atendimento a ocorrências envolvendo Produtos Perigosos na sede da 8ª COREDEC 02/09/2009 - 00:08

O Centro de Ensino e Instrução/CCB estabeleceu parceira junto à 8ª Coordenadoria Regional de Defesa Civil no sentido desta sediar as instruções relativas à disciplina de Ocorrências Envolvendo Produtos Perigosos para o Curso de Operações de Busca e Salvamento 2009 – Categoria Oficiais. Definitivamente inserida no currículo do curso, a matéria foi ministrada pelo Cap. QOBM Emmanuel no período de 25 a 28 de agosto e teve por objetivo dispor aos alunos as mais avançadas técnicas de análise, avaliação, planejamento, intervenção defensiva e ação ofensiva.
Complementando os ensinamentos, foi realizada, em data de 28 de agosto pela manhã, na BR 277, uma fiscalização integrada no transporte de Produtos Perigosos, que teve por objetivo principal verificar qual a preparação técnica do motorista e quais os materiais/equipamentos que o mesmo dispõe para os momentos iniciais em caso de derramamento/vazamento.
Na oportunidade, utilizou-se como referência o novo Manual de Fiscalização no Transporte Rodoviário de PP recentemente lançado pela CEDEC-PR, tendo o mesmo se mostrado bastante esclarecedor. Além disso, a título de conhecimento e em conjunto com a concessionária da rodovia (ECOVIA), foi realizado teste de avaliação para emissão de poluentes nos veículos fiscalizados.

Responsável pela matéria

Jonas Emmanuel Benghi Pinto, Capitão QOBM