Alagamentos atingem Guaratuba neste final de semana 18/02/2019 - 14:50

Neste domingo, dia 17, Guaratuba foi atingida por extensos alagamentos, produto do acumulado de chuva que atinge a região desde sexta-feira. O acumulado chegou a 196mm, 60% da média prevista para o mês de fevereiro.

As equipes da Defesa Civil e do Corpo de Bombeiros atuaram na retirada das pessoas afetadas nas áreas de alagamento, auxiliando no direcionamento das pessoas que tiveram que deixar suas casas.  Centro e trinta pessoas que haviam ficado ilhadas foram retiradas pelas equipes de resgate. O Corpo de Bombeiros empregou 20 bombeiros em 5 caminhonetes e um Caminhão de Resgate.

Foram cerca de 1200 residências atingidas, com cerca de 5500 pessoas afetadas. Destas, 600 pessoas ficaram desalojadas e 150 pessoas desabrigadas. Neste momento, 50 pessoas ainda se encontram desalojadas e 150 pessoas desabrigadas. Os desabrigados estão no Ginásio Municipal José Richa, onde a Defesa Civil Municipal, a Defesa Civil Regional e o Corpo de Bombeiros prestam auxílio.

A Defesa Civil e o Corpo de Bombeiros continuam atuando no monitoramento das áreas afetadas e no monitoramento das áreas de atenção de deslizamentos.

ALERTAS

A população tem sido informada sobre as chuvas fortes através de alertas por SMS desde o final da tarde de sexta-feira. Na madrugada e na manhã de domingo, diversos alertas por SMS foram enviados à população do litoral informando sobre as condições meteorológicas que se aproximavam.

A Defesa Civil Municipal também estava sendo informada desde a manhã de sexta-feira sobre condições climáticas adversas que poderiam afetar o município e causar estragos, de maneira a se preparar para um eventual desastre.

COMO RECEBER OS ALERTAS

Os alertas podem ser recebidos e visualizados por SMS ou pelo aplicativo “Bombeiros Paraná”, que também replica os alertas enviados.

Para se cadastrar por SMS basta que a pessoa envie um SMS com seu CEP para o número 40199. A pessoa receberá uma mensagem de confirmação e estará apta a receber os alertas diretamente no celular.

Para receber pelo aplicativo, basta fazer o download do aplicativo e instalá-lo no celular. Os alertas recebidos para a área serão mostrados já ao abrir o aplicativo.

PREVISÃO DO TEMPO

Segundo o Simepar, as condições meteorológicas de chuva continuam nos próximos dias, mas com menor intensidade. Nesta segunda feira, deve chover no período da tarde.

Apesar da diminuição na quantidade de chuva, as pessoas ainda devem permanecer alertas, especialmente nas áreas propícias a deslizamentos.

CEGERD

O CEGERD – Centro de Monitoramento de Riscos e Desastres continua a fazer o monitorar dos desastres ocorridos no Paraná, assim como a acompanhamento da evolução das condições meteorológicas no Estado, vislumbrando a possibilidade de ocorrência de desastres. O Centro possui estrutura 24 horas por dia que acompanha e recebe os alertas meteorológicos.

O Centro também realiza o assessoramento dos municípios sobre as medidas a serem tomadas em caso de desastres.