Agente Mirim de Campina Grande do Sul 12/11/2009 - 08:50

A secretária Municipal de Ordem Publica e Social, através dos Bombeiros Comunitários e COMDEC, verificou a necessidade de instruir a população com informações básicas pertinentes à área de atuação da Corporação, contribuindo para a formação do caráter das crianças e adolescentes de nossa comunidade, desenvolvendo suas potencialidades físicas e mentais .Deste modo desenvolveu se o projeto Agente Mirim de Campina Grande do Sul.

Com o objetivo orientar e instruir corretamente as crianças como agir em situações de emergência, despertar a mentalidade coletiva de prevenção contra acidentes, noções de salvamentos, prevenção do meio ambiente, proteção de vidas e bens,noções de saúde e higiene,primeiros socorros e outros.Desenvolver nas crianças e adolescentes a idéia de Defesa Civil, minimizando os riscos de acidentes e danos, além de transformá-los em agentes multiplicadores, irradiando a consciência de prevenção e preservação.Os alunos são de 4º a 8º série independente da idade.

A primeira turma foi de 50 alunos e iniciou no dia 4 de novembro terminando no dia 11 de novembro, durante este período eles tiveram quatro dias de aula totalizando 12 horas aulas, sendo elas sobre Defesa Civil, Primeiros Socorros, Prevenção e combate a incêndios, prevenção a acidentes domésticos, Segurança no transito, Estatuto da criança e do adolescente e prevenção do meio ambiente.
As palestras foram ministradas pelos Bombeiros Comunitários, Guarda Municipal e Policia Rodoviária Estadual.

O treinamento não tem intenção, nem tampouco para que as crianças e adolescentes atuem diretamente na hora da emergência, essa é a hora do profissional atuar. A intenção é PREVENÇÃO e prepará-los para acionarem o serviço de emergência corretamente e ensinar os pais, avós, irmãos, colegas de escola e professores a também saber acionar o serviço.
Os resultados esperados são para que possamos alcançar um futuro melhor. Através da união e colaboração, com certeza conseguiremos melhorar a qualidade de vida das crianças e adolescentes de Campina Grande do Sul e contribuindo na formação do caráter do futuro cidadão, munindo-os dos importantes conceitos de cidadania e de Defesa Civil.

Diego Rogério Bandeira
Secretário da COMDEC de Campina Grande do Sul.