Ações Integradas sobre Produtos Perigosos no Paraná 03/09/2013 - 16:40

Na última semana, 26 a 30 de agosto, foi realizado em Cascavel o primeiro evento de Ações Integradas sobre Produtos Perigosos no Paraná. Diversos órgãos compareceram para participar das atividades que envolviam a capacitação, fiscalização e simulação de atendimento a emergências. Entre eles estavam a Coordenadoria Estadual e Regional de Defesa Civil, a Polícia Rodoviária Federal, SANEPAR, Corpo de Bombeiros, Polícia Militar Ambiental, DER, Secretaria Municipal de Trânsito, ECOCATARATAS, SESA – Vigilância Sanitária, Batalhão de Polícia Militar Ambiental e Ministério Público.

A formulação do evento surgiu da parceria principalmente com a Polícia Rodoviária Federal, que trouxe seus instrutores de produtos perigosos de vários estados do Brasil para realizar a capacitação dos agentes de todos os órgãos para as questões de fiscalização rodoviária. Além deles, o Corpo de Bombeiros realizou a capacitação para o atendimento a emergências. Ao final do evento, houve, ainda, a realização de um simulado envolvendo todos os órgãos presentes, para exemplificar quais atribuições cada órgão deverá desenvolver em uma situação real, bem como para verificar possíveis falhas a serem corrigidas.

O evento de Ações Integradas em Cascavel é a primeira etapa de uma ação que acontecerá também em Ponta Grossa e Londrina. Estes eventos tem o objetivo de integrar os órgãos locais de maneira que os responsáveis por cada atribuição sejam identificados, e se estreitem os relacionamentos entre estes órgãos, possibilitando uma resposta mais rápida aos problemas e situações que ocorrerem envolvendo produtos perigosos.

Esta ação é importante também pela necessidade latente de abordagem do tema, que é tão pouco explorado atualmente, mesmo causando diversos impactos e danos à sociedade, às pessoas e ao meio ambiente. Assim, para que o resultado seja mais efetivo e satisfatório, deve-se ter um protocolo para a integração das informações nas três esferas citadas (capacitação-fiscalização-atendimento), garantindo um fluxo de movimentação destas informações para possibilitar melhores decisões e, consequentemente, uma melhoria no sistema como um todo.

O evento e seus resultados deverão, também, participar das discussões da Comissão Estadual de Prevenção, Preparação e Resposta Rápida a Emergências com Produtos Perigosos (CE-P2R2-PR) , que reúne os diversos órgãos estaduais e superintendências de órgãos federais para discutir sobre produtos perigosos e propor linhas de ação a serem desenvolvidas para a resolução dos problemas, e para a melhoria do sistema de informações e banco de dados.

Apesar do estado do Paraná ser um dos mais desenvolvidos nesta questão, ainda há muito a ser desenvolvido, e esta ação pontual serve como “pontapé inicial” para a integralização dos órgãos e conseqüente tratativa integrada das instituições sobre o assunto, corrigindo falhas em todas as áreas envolvidas.