ALUNOS DO CURSO DE FORMAÇÃO DE OFICIAIS PARTICIPAM DE PALESTRA COM O COORDENADOR ESTADUAL DE PROTEÇÃO E DEFESA CIVIL NA ACADEMIA POLICIAL MILITAR DO GUATUPÊ. 13/06/2016 - 15:10

O Chefe da Casa Militar e Coordenador Estadual de Proteção e Defesa Civil, Coronel Adilson Castilho Casitas, ministrou na manhã da última quinta-feira (09/06) uma palestra com o tema “Ações de Proteção e Defesa Civil no Estado do Paraná” para os militares da Curso de Formação de Oficiais na Academia Policial Militar do Guatupê.
O evento contou com a presença do Comandante da APMG, Tenente-Coronel Mauro Celso Monteiro, do Coordenador Executivo de Proteção e Defesa Civil, Tenente-Coronel Edemilson de Barros, do Comandante do 6º CRPM, Coronel Chehade Elias Geha, da Diretora Acadêmica do Centro Universitário de Estudos e Pesquisas sobre Desastres (CEPED/PR) professora Dra. Danyelle Stringari além de outras autoridades militares.
Na ocasião o Coordenador Estadual de Proteção e Defesa Civil, Coronel Adilson Castilho Casitas, falou sobre a importância das ações da Defesa Civil em nosso Estado, mostrando os diversos tipos de desastres e a atuação da Defesa Civil nessas situações.
“Não temos como impedir a força da natureza, mas temos como diminuir os desastres com ações preventivas, e é isso que esperamos com as ações de prevenção, mitigação e preparação para lidarmos com os eventos mais adversos” ressaltou o Coordenador de Proteção e Defesa Civil.
O Coordenador também explicou o funcionamento do programa Brigadas Escolares, dentro da Defesa Civil.
“O programa Brigadas Escolares é muito importante, pois leva aos alunos das redes Estaduais e Municipais o conhecimento de como agir em uma situação de emergência, onde o local que estão precisa ser abandonado rapidamente. Os alunos são treinados no Plano de Abandono por Brigadistas (professores ou funcionários da instituição de ensino) para uma situação de emergência. Nossa intenção é expandir o Programa em todas as escolas do Paraná”
Quem também conversou com os alunos foi a professora Dra. Danyelle Stringari, Diretora Acadêmica do Centro Universitário de Estudos e Pesquisas sobre Desastres (CEPED/PR), apresentou aos Oficiais o programa do CEPED, suas propostas de pesquisa e campos de atuação.
“ A motivação da criação do Centro Universitário de Estudos e Pesquisas sobre Desastres (CEPED) foi a quantidade e proporção dos desastres no Estado, e o Centro Universitário trabalha bem essa ‘linha’ de redução dos riscos de desastres. ”

Fonte: CEPDEC