8ª Coordenadoria Regional de Defesa Civil realiza operação para entrega emergencial de cestas básicas à comunidade indígena. 20/03/2009 - 14:30

Foto: Sgt Renato 8ª COREDEC

A 8ª Coordenadoria Regional de Defesa Civil – 8ª COREDEC, responsável pelas ações de Defesa Civil na região do litoral paranaense, realizou, no dia 20 de março pela manhã, a entrega emergencial de quinze cestas básicas destinadas a sete famílias de índios Guaranis na região do município de Guaraqueçaba-PR. A operação foi desencadeada pela Coordenadoria Estadual de Defesa Civil que detectou a vulnerabilidade daquela comunidade indígena com relação à alimentação. Após os necessários contatos e ajustes, as cestas básicas foram levadas por uma embarcação do Corpo de Bombeiros de Paranaguá à Guaraqueçaba, de onde então foram transportadas por um veículo utilitário até as margens do Rio Cerco Grande, já em Guaraqueçaba, local onde representantes da tribo, liderados pelo Cacique Valdinei Silva, receberam os mantimentos, que finalmente foram transportados por pequenas embarcações até a outra margem e, ainda, um trecho de trilha até a tribo. O Cacique Valdinei explicou que o excesso de chuvas no litoral teria prejudicado o pequeno cultivo de subsistência e a confecção de artesanato, agravando a situação. Como a Defesa Civil age de forma sistêmica, articulando Estado, Região e Município, acompanharam a operação representantes da Coordenadoria Municipal de Defesa Civil de Guaraqueçaba.

Responsável pelas informações: Cap. QOBM Jonas Emmanuel Benghi Pinto
Coordenador Adjunto da 8ª COREDEC