8ª COREDEC promove a primeira fiscalização integrada em local de armazenamento e manuseio de Produtos Perigosos na região litoral 16/04/2009 - 17:30

Conforme programação da Coordenadoria Estadual de Defesa Civil - CEDEC, a 8ª Coordenadoria Regional de Defesa Civil - 8ª COREDEC promoveu, na manhã de 16 de abril, a primeira fiscalização integrada em local de armazenamento e manuseio de Produtos Perigosos. Participaram do evento representantes do 2º Subgrupamento de Bombeiros Independente, IAP, CREA, IPEM, Polícia Rodoviária Federal e COMDEC/Paranaguá.
A empresa visitada foi a CATTALINI GRANÉIS LÍQUIDOS, localizada às margens da Baía de Paranaguá e que armazena, dentre outros produtos, hidrocarbonetos e álcool metílico. Não foram encontradas irregularidades, sendo que, apenas o CREA formalizou solicitação para que a CATTALINI apresente documentação complementar referente a seus quadros técnicos. Os itens avalizados em “check-list”, quanto à sua situação, foram: Certificado de Vistoria do CB/PMPR, Licenciamento Ambiental, registro junto ao CREA, documento referente à metrologia legal e transporte de Produtos Perigosos (IPEM), existência de CIPA, existência de Brigada de Incêndio/Emergência, se há empresa contratada para dar atendimento a situações de porte envolvendo Produtos Perigosos e se há previsão de simulados.

A Comissão de Fiscalização solicitou ainda cópia virtual dos Planos de Contingência da empresa, a fim de serem arquivados e, se necessário, consultados na Central de Emergências do 2º SGBI/8ª COREDEC em Paranaguá.

Cap. QOBM Jonas Emmanuel Benghi Pinto
Coordenador Regional Adjunto – 8ª COREDEC