8ª COREDEC Realiza Fiscalização em Local de Armazenagem de PP 08/11/2010 - 11:40

8ª COREDEC REALIZA FISCALIZAÇÃO EM LOCAL DE ARMAZENAGEM DE PP

A 8ª Coordenadoria Regional de Defesa Civil - Litoral realizou, dia 05 de novembro, mais uma fiscalização integrada em local de armazenamento de Produtos Perigosos. Desta vez, a empresa visitada foi a CPA – Armazéns Gerais LTDA que, basicamente, recebe (do interior do Estado) e envia (através do Porto de Paranaguá) grandes quantidades de Etanol (ONU 1170). Participaram do evento, além da 8ª COREDEC, representantes da COMDEC/Paranaguá, IBAMA e IAP. Como o produto estocado é o inflamável Etanol (Álcool) buscou-se, durante a fiscalização, verificar a importância dada pela a empresa com relação a aspectos de prevenção de incêndio e pânico, bem como controle de eventuais vazamentos. Testes reais no sistema de combate a incêndio foram realizados com êxito, inclusive com lançamento de espuma (LGE a 6%) a partir de canhão monitor (foto). Os planos de contingência foram apresentados e encaminhados para arquivo na sede da 8ª COREDEC. Nenhuma desconformidade foi encontrada, estando o Certificado de Vistoria – CV da empresa devidamente válido. A comissão de fiscalização apenas recomendou que as Fichas de Informação de Segurança Produtos Químicos – FISPQ dos produtos estocados sejam deixadas em local de fácil acesso para eventualidades.

Elaborado por: Cap. QOBM Jonas Emmanuel Benghi Pinto – Coord. Regional Adj. – 8ª COREDEC.