8ª COREDEC REALIZA FISCALIZAÇÃO EM LOCAL DE ARMAZENAGEM DE PP 01/09/2010 - 11:32

8ª COREDEC REALIZA FISCALIZAÇÃO EM LOCAL DE ARMAZENAGEM DE PP

A 8ª Coordenadoria Regional de Defesa Civil - Litoral realizou, dia 27 de agosto, mais uma fiscalização integrada em local de armazenamento de Produtos Perigosos – PP.
Desta vez, a empresa visitada foi a FOSPAR S.A. FERTILIZANTES FOSFATADOS DO PARANÁ, localizada às margens da baía de Paranaguá.
Participaram do evento, além da 8ª COREDEC, representantes da COMDEC/Paranaguá, IBAMA, Polícia Ambiental e CREA/PR.
Buscou-se, durante a fiscalização, checar a importância dada pela empresa a aspectos relativos à prevenção de incêndio/pânico, danos ambientais e acidentes em espaços confinados.
Durante a atividade a empresa FOSPAR apresentou alguns de seus Planos de Contingência, demonstrando assim significativa preocupação com o planejamento e execução da resposta em caso de acidentes.
Como a empresa produz matéria prima para fertilizantes, o principal Produto Perigoso ali estocado é o Ácido Sulfúrico. Não foram encontrados problemas, sendo que a FOSPAR enviará à 8ª COREDEC seus Planos de Contingência bem como a Ficha de Informação de Segurança de Produto Perigoso – FISPQ relativa ao Ácido Sulfúrico para arquivo e eventual consulta em caso de emergência.

Elaborado por: Cap. QOBM Jonas Emmanuel Benghi Pinto – Coord. Regional Adj. – 8ª COREDEC.