8ª COREDEC INICIA MAPEAMENTO DE RISCO PARA O LITORAL 17/08/2010 - 11:30

Em reunião realizada dia 06 de agosto, na sede da 8ª Coordenadoria Regional de Defesa Civil em Paranaguá, iniciou-se a apresentação de estudos para a definição das áreas de risco nos Municípios do litoral do Estado. Apresentaram estudos preliminares as COMDECs de Paranaguá e Pontal do Paraná (foto). Em um primeiro momento, buscou-se a definição em mapa urbano das áreas para os riscos preponderantes de “escorregamento”, “enchente”, “alagamento” e “produtos perigosos”, sendo estes os que estatisticamente mais acometem a população de nosso litoral. Buscando uma padronização, estipulou-se que, ao final dos estudos, cada Município deverá apresentar, em formato digital ou físico, o mapa de sua cidade (bairros e arruamento) com as “manchas de risco” seguindo a seguinte convenção:
• Área contornada em azul = área com algum tipo de risco regularmente ocupada;
• Área contornada em vermelho = área com algum tipo de risco irregularmente ocupada;
• AL = alagamento. Sigla inserida em uma Área de Risco (azul ou vermelha) sujeita ao acúmulo de água no leito das ruas e no perímetro urbano ocasionado por fortes precipitações pluviométricas, muitas vezes potencializado pela deficiência no sistema de drenagem.
• EN = enchente. Sigla inserida em uma Área de Risco sujeita à elevação da água de um rio, acima da sua vazão normal. No caso do litoral, agravado em função das marés.
• ES = escorregamento. Sigla inserida em uma Área de Risco sujeita a qualquer processo envolvendo movimentação de solo em função da ação da gravidade.
• PP = Produtos Perigosos. Sigla inserida em uma Área de Risco sujeita ao escape de Produto Perigoso assim definido pela Organização das Nações Unidas – ONU.

Elaborado por: Cap. QOBM Jonas Emmanuel Benghi Pinto – Coord. Regional Adj. – 8ª COREDEC.