A 7ª Coordenadoria Regional de Defesa Civil iniciou no último dia 16 de março de 2009 o Curso Básico de Operações de Defesa Civil. 18/03/2009 - 11:40

Contando com instrutores oriundos da Coordenadoria Estadual de Defesa Civil, Cap. Antonio Geraldo Hiller Lino e Misael Marcio Ferreira Borges,o curso tem como objetivo capacitar os Coordenadores Municipais de Defesa Civil, assim como os demais operadores, relativamente à estruturação do serviço em seus municípios, além de propiciar conhecimentos para o preenchimento dos relatórios pertinentes à decretação de Situação de Emergência ou Estado de Calamidade Pública.

Assim, ao término dos quatro dias de curso em que serão abordados também assuntos relativos à panorâmica do Sistema Nacional de Defesa Civil, bem como à informatização do Sistema de Defesa Civil, figurando o Estado do Paraná como pioneiro no preenchimento de documentos “on line” através do Programa SISDC, os participantes do curso estarão preparados para estruturar o serviço em seus municípios de maneira a poder fazer frente aos possíveis desastres naturais provocados por intempéries ou mesmo aqueles ocasionados pelo homem. O prefeito de Foz do Iguaçu se fez presente nesta quarta-feira através do Vice Prefeito, Sr. Francisco Antonio Lacerda, o qual falou da importância da Defesa Civil no município de Foz e como ela está sendo reconhecida pela população em virtude de seus esforços no desempenho de trabalhos preventivos.

O CBODC, na 7ª COREDEC, está sendo realizado no município de Foz do Iguaçu, na Faculdade UDC – Universidade Dinâmica das Cataratas, coordenado pela 7ª Regional de Defesa Civil, tem como Coordenador Regional o Maj. Marcos Antonio Jahnke.

Este curso também conta com a participação do Cap. Anderson Passos de Souza, Sub Chefe do Centro de Controle de Emergências da CEDEC - de Minas Gerais.

Dos 10 municípios convidados somente o município de Santa Helena não enviou representante e, os 25 alunos que compareceram estão representando os 9 municípios os quais são:
Foz do Iguaçu - Luiz Carlos Pescador, Maria Sirlei Lopes, Moacir Alonso da Silva, Reginaldo José da Silva, Ricardo Ribeiro e Wilson Ramos.
Ramilândia - Sandra Regina de Oliveira.
Sta. Terezinha do Itaipu - Fabiano de Souza, Luiz Gustavo Montemezzo, Fabio Zilli Philipi.
Serranópolis do Iguaçu - Claudinei Reckziegel e Dirlei Carlos Eckert.
Missal - Elias dos Santos Pinheiro e Leonila Zoehler
Medianeira - Anastásia B. Stelking, Loeci Terezinha Ales e Paulo Zanini.
Matelândia - Gilmar Gonçalves.
Itaipulândia – Vânia Trajano, Volmir Seidel e Luis Antonio Walker.
7ª COREDEC
- 2º Sgt. Arruda, 3º Sgt. Reinaldo e Cb. Milton.

1º Ten. QOBM Edson Leonel Rodrigues
Chefe da B/8 do 1º SGBI

Veja mais fotos do curso....