7ª Coordenadoria Regional de Defesa Civil, faz entrega de alimentos às aldeias indígenas de Santa Helena e São Miguel do iguaçu 30/04/2009 - 09:50

A Defesa Civil entregou quarta-feira pela manhã (29-04) para as comunidades Guaranis de São Miguel do Iguaçu e Santa Helena pouco mais de 1.490 kg de farinha de trigo para atender as 120 famílias que vivem na aldeia Avá-Guarani em São Miguel do Iguaçu e para cerca de 10 famílias que moram em Santa Helena. Os alimentos foram entregues juntamente com o cacique de cada aldeia. A distribuição é uma ação da Coordenadoria Estadual da Defesa Civil, com o apoio das Coordenadorias Regional e Municipal e, segundo o chefe da divisão da Defesa Civil Major Osni Bortolini, atende uma solicitação do Ministério Público e da FUNAI e faz parte da ajuda humanitária para acabar com a desnutrição entre os índios, principalmente a infantil. O Paraná tem 14 mil índios em 2,6 mil famílias das etnias Kaingang, Guarani e cinco últimos remanescentes da tribo Xetá. A notícia da morte de crianças por desnutrição mobilizou vários órgãos do governo. A distribuição emergencial de alimentos começou pelas aldeias onde a falta de alimentos é maior. Inicialmente o Governo distribuiu mais de 20 toneladas de alimentos como arroz, feijão, farinha de trigo e de mandioca.
Em São Miguel do Iguaçu e Santa Helena participaram da distribuição os representantes da Coordenação Regional da Defesa Civil, Sargento Cláudio, Sargento Lopes e ADC Losmeri e o integrante da Defesa Civil Municipal de São Miguel do Iguaçu, Edvaldo Brighente e o representante da Secretaria Municipal de Ação Social, Luiz Mariano, ainda contaram com a colaboração do representante da Itaipu Binacional João Carlos Bernardo.